quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Trabalhadores sindicalizados ganham 8,4% a mais do que os não sindicalizados, aponta o IPEA


 O estudo reforça as danosas consequências da Reforma Trabalhista, que tornará o mercado de trabalho brasileiro ainda mais desigual, principalmente, no que diz respeito as remunerações.

IPEA

O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) publicou recentemente um artigo intitulado “Diferenças de remuneração entre trabalhadores sindicalizados e não sindicalizados: evidências sobre o mercado de trabalho brasileiro”. O estudo comprova que trabalhadores sindicalizados ganham diretamente 8,4% a mais do que os não sindicalizados. Além disso, os sindicalizados têm maiores chances de acesso a benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-saúde.



A pesquisa também aborda uma breve análise da influência negativa que será gerada com a Reforma Trabalhista, que entrará em vigor em novembro. No estudo, as diferenças de remunerações entre a classe trabalhadora poderão aumentar no futuro, dependendo de como a reforma trabalhista promovida pelo Projeto de Lei no 6.787/2016 (em discussão no parlamento) vier a ser implementada.



Dentre um dos pontos destacados na pesquisa sobre as consequências geradas pela Reforma Trabalhista, os pesquisadores destacam que “o projeto de lei pretende modificar a forma como os sindicatos são financiados, transformando a contribuição obrigatória de todos os trabalhadores em voluntária. Assim, as negociações coletivas promovidas pelos sindicatos poderiam não mais beneficiar todos os trabalhadores, mas apenas aqueles afiliados.”



O estudo reforça as danosas consequências desse projeto, que tornará o mercado de trabalho brasileiro ainda mais desigual, principalmente no que diz respeito as remunerações.

-----
Ficou interessado nesse estudo, confira o artigo na íntegra < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2323_web.pdf>

CUT-PB 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...