quinta-feira, 14 de julho de 2016

‘O PT e a esquerda não podem cair na viagem mística do PSOL. Temos que ir para uma retórica além da denúncia do golpe’



A polêmica do PT apoiar a candidatura de Luiza Erundina, ou seguir pelo caminho do pragmatismo e sustentar a candidatura de Marcelo Castro, com vistas à cassação de Eduardo Cunha e retomar um mínimo de governabilidade no Câmara, caso a presidenta Dilma retorne após a decisão do Senado, está suscitando um bom debate na rede.

Segue abaixo comentário do leitor Tiago ao post: Opinião: PT, PCdoB e Psol deveriam se unir em torno de uma única candidatura de esquerda.

***

Prezados, gostaria de salientar o seguinte ponto.

Mesmo que unida por trás da candidatura da Erundina, vejo grande perigo da esquerda se isolar num testimonialismo do tipo "não ganhamos, mas temos as mãos limpas". De fato, todos sabemos que mesmo com o apoio do PT, PCdoB e toda a esquerda, a chances da Erundina presidir a Câmara são nulas.

Vejo até pessoas fazendo campanha pela Erundina na internet, como se fosse uma eleição direta. É só para terem a consciência tranquila, ao tempo que garantem que de fato, nada mudará.

O que quero dizer é o seguinte. O PT e a esquerda não podem cair na viagem mística do PSOL. Não adianta querer ter razão, ou ficar com a consciência tranquila de que estamos fazendo o certo, se ao mesmo tempo nos condenamos a ter 15% dos votos nas eleições.

No mais, temos que ir para uma retórica além da denúncia do golpe. Uma retórica de esquerda pós golpista.

Cafezinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...