quinta-feira, 15 de maio de 2014

Rui Falcão: controle para o capital especulativo


Falcão: política econômica deve ser obra de quem foi eleito

André Guilherme Vieira

BRASÍLIA - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse na noite desta terça-feira, 13, ao Valor PRO — serviço de informação em tempo real do Valor — que o Banco Central "não pode ser um banco que formule a política econômica do País". Segundo Falcão, "o presidente do Banco Central não é eleito pela população".



O presidente do PT confirmou defender um controle rigoroso para o capital especulativo: "É uma ideia minha, não estabelecer nenhuma restrição ao investimento produtivo e ter limites e restrições ao capital meramente especulativo", sugeriu. "Você tem que discutir com o empresariado, com o setor industrial. Tem dificuldades de ter investimento produtivo", disse.



Falcão, que é coordenador da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, negou ter declarado em entrevista que a política monetária é para quem tem voto. "Foi uma pergunta sobre se eu sou a favor da autonomia formal do Banco Central. Eu falei que não. Que existe uma autonomia operacional e que para você ter um BC como se propõe, a política econômica é formulada por quem tem voto, que é o Executivo e o Legislativo", afirmou.



Mercado



Perguntado sobre o fato de o mercado ter reagido negativamente às suas declarações, Falcão respondeu: "Atribuir isso a uma declaração minha, que não tenho nenhuma autoridade sobre a elaboração de políticas públicas que movimentam o mercado, me desculpe. Menos, né?".



O presidente do PT participa da solenidade de posse do ministro Dias Toffolli na presidência do TSE.



Valor Econômico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...