quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FSM: Debate sobre juventude expressa importância das eleições



O debate "A participação da juventude na construção de políticas públicas: legado e perspectivas" foi prestigiado pelos membros do acampamento da juventude do FSM em Porto Alegre e pôs em debate movimentos, pesquisadores e governo.
Luana Bonone

A mesa do debate, organizado pelo Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) foi mediada pela sua representante, Brenda Espíndula, e composta pelo Secretário Adjunto Nacional de Juventude, Danilo Moreira, pela representante do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Marina Ribeiro e pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas.

Danilo fez um balanço do processo de institucionalização de diversas demandas da juventude brasileira por meio de políticas públicas que as concretizaram nos últimos oito anos e sobre o processo de diálogo do governo com a juventude, especialmente por meio do Conselho Nacional de Juventude e da Conferência Nacional de Juventude. Sua intervenção aprese4ntou muitos dados e estudos presentes na publicação "Quebrando Mitos - Juventude, Participação e Políticas", de Mary Castro e Miriam Abramovay.

Já a representante do Ibase abordou o aspecto político da participação juvenil, ressaltando que a luta política passa pela luta eleitoral e valorizando a participação da juventude na luta institucional, que adquire importância grande a partir da consolidação de políticas públicas.

Augusto Chagas falou da história de participação da juventude nas lutas políticas brasileiras e valorizou a diversidade do nosso povo e disse ter confiança na capacidade da juventude de conquistar mais bandeiras.

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Yann Evanovick também fez uma fala, em que seguiu a mesma linha de raciocínio de Marina Ribeiro. Yann conclamou a juventude a jogar papel nas eleições 2010 para dar sequencia às conquistas até aqui obtidas.

De Porto Alegre, Luana Bonone
Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...