sábado, 10 de outubro de 2009

Um alerta para 250 mil servidores públicos: GEAP



Peço a atenção de todos para o alerta dado pela diretora da Fundação de Seguridade Social (GEAP), Regina Parizi, em sua entrevista publicada no Correio Braziliense, neste domingo (04.10)

Ela adverte que cerca de 250 mil funcionários públicos - em especial os de idade avançada - correm o risco de perder o benefício do plano de saúde se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a GEAP não pode firmar convênio com órgãos diferentes daqueles que a criaram.

Criada em 1945, com o nome de Patronal, a GEAP é uma entidade fechada de Previdência Complementar sem fins lucrativos. Oferece a servidores públicos federais, estaduais e municipais planos e programas de saúde e previdência, além de assistência social. Quase metade dos seus 700 mil assistidos tem 60 anos de idade ou mais — 524 completaram ou já passaram dos 100 anos.

Em 2004, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou legais os convênios, porém proibiu sua renovação com os órgãos não instituidores da fundação - por exemplo, com os ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho.

Conforme explica Regina, com a proibição “há uma grande parte bastante idosa dentro desse grupo que corre risco de sair. A dificuldade (dessa parcela) ser absorvida no mercado de plano de saúde será enorme. Essas pessoas ficariam sem cobertura”.

Leia a íntegra da entrevista de Regina Parizi publicada no Correio Braziliense.

Blog do Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...