quinta-feira, 6 de julho de 2017

Exército industrial de reserva


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exército industrial de reserva é um conceito desenvolvido por Karl Marx em sua crítica da economia política e refere-se ao desemprego estrutural das economias capitalista. O exército de reserva corresponde à força de trabalho que excede as necessidades da produção. 


Para o bom funcionamento do sistema de produção capitalista e garantir o processo de acumulação, é necessário que parte da população ativa esteja permanentemente desempregada. Esse contingente de desempregados atua, segundo a teoria marxista, como um inibidor das reivindicações dos trabalhadores e contribui para o rebaixamento dos salários.



Segundo Karl Marx, na busca de inovações tecnológicas que lhes propiciem uma vantagem temporária sobre seus concorrentes, os capitalistas tendem a elevar a composição orgânica do capital substituindo gradativamente a força de trabalho (que é parte do capital variável por máquinas (que são parte do capital constante), o que resultaria em aumento do desemprego e do exército de reserva.



Segundo os marxistas, o conceito de exército industrial de reserva põe por terra a crença liberal na liberdade de trabalho, bem como o ideal do pleno emprego além de explicar o imperialismo e o fato de que pequeno proprietários falem para terem suas famílias trabalhando para cada vez menos burgueses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...