sábado, 17 de junho de 2017

100 anos da Greve Geral de 1917: marco na história da classe operária

Mary Del Priore

Julho de 1917 representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes insalubres e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve.


A intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de 21 anos. O episódio fez recrudescer o movimento grevista. Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez.


Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram algumas reivindicações, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa.


Historia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...