sábado, 3 de junho de 2017

Quando o professor faz a diferença

Florestan Fernandes Júnior

Ao ver o meu primeiro nome no sistema de cobrança, a jovem caixa de um supermercado comentou: "Esse nome é bem raro, o único que conheço é o Florestan Fernandes". 

Quando disse que era filho dele, a jovem, que está concluindo o Ensino Médio, não se conteve de alegria: "Não acredito! Seu pai é o máximo! Meu professor nem vai acreditar que eu conheci você!  Meu sonho é fazer sociologia", disse ela, com um largo sorriso e segurando longamente minha mão. 

É raro, hoje em dia, um jovem de origem pobre, obrigado a trabalhar e estudar, conhecer e se interessar por um intelectual de reflexões tão densas. 

Fico imaginando que quem abriu esse mundo para ela foi seu professor. Imaginei também a alegria que meu pai sentiria ao saber que uma estudante da mesma classe social a que ele pertenceu mostrasse tanto interesse por sua obra. 

Ganhei o dia. Esse breve encontro me deu um alento diante da situação de pobreza ética e de conhecimento que vivemos hoje. 

Essa experiência para mim comprovou que a escola tem, sim, que ser um espaço de reflexão e debate de ideias. E os professores, tão desvalorizados, têm um papel fundamental neste processo de formação do pensamento crítico da nossa sociedade



Facebook Dulce Pandolfi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...