segunda-feira, 21 de julho de 2014

MST volta a interditar BR-101 e faz 10 ocupações na PB



Movimento questiona ordem de despejo para famílias acampadas em Caaporã.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) voltou a interditar a rodovia BR-101, na divisa entre a Paraíba e Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (21). Os manifestantes questionam uma ordem de despejo para 40 famílias que estão acampadas no terreno de uma usina no município de Caaporã. Além disso, segundo a direção do MST na Paraíba, foram feitas 10 ocupações de áreas agrícolas no estado.

O MST disse que os latifúndios ocupados são improdutivos e não cumprem sua função social, por isso devem ser desapropriados para fins de reforma agrária. As ocupações aconteceram em Taperoá, Livramento, Cariri, Gurjão, Sousa, Cacimba, Aparecida e duas em Desterro.

A reportagem do Jornal da Paraíba esteve na ocupação em Santa Rita e ouviu o representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra-PB). O ouvidor do órgão, Dorival Fernandes, já foi tentado por diversas vezes o diálogo com os proprietários do terreno visando a comprar parte da área e assentar as famílias, porém não houve avanço nas negociações. “Fizemos tentativas de diálogo, mas não conseguimos. Vamos continuar tentando porque nosso intuito é resolver de uma vez por todas esse conflito”, afirmou.

Segundo Fernandes, há atualmente na Paraíba 36 acampamentos, nos quais quatro mil famílias estão vivendo à espera de um terreno para viverem.


Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...