sábado, 11 de maio de 2013

O Sertão vai virar… deserto?

Paraíba em primeiro lugar

A desertificação em parte do território paraibano é alarmante.

O Sertão vai virar mar? Ao que tudo indica, só no clássico “Sobradinho”, de Sá e Guarabyra. No cenário atual, estudiosos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o semiárido tem grandes chances de virar deserto. Oficialmente, já foram identificados quatro núcleos de desertificação no Nordeste, localizados em Pernambuco, Ceará, Piauí e Paraíba. No total, a soma das áreas registra 1.340 km² espalhados por 1.400 cidades – o espaço é equivalente a 16% do território brasileiro.

No final de abril, os especialistas alertaram para a situação da Paraíba, que é o estado mais afetado pela desertificação e pode virar deserto em 100 anos, caso não elabore medidas para reduzir a degradação ambiental que vem sofrendo. Segundo um relatório elaborado pela organização não-governamental Greenpeace, mais de 72% do território paraibano está suscetível ao processo de desertificação, afetando cerca de um milhão de pessoas.

O ambientalista Roberto Almeida afirmou que a Paraíba está em primeiro lugar no Brasil, quando o assunto é desertificação classificada como grave. “Esse processo tem avançado”, destacou ao portal PB Agora. Os municípios mais afetados são: Barra de Santa Rosa, Salgadinho, Frei Martinho, Cuité e Picuí – e o Cariri ocidental.

Apenas 1,42% do território paraibano é juridicamente protegido contra o desmatamento e outras ações que comprometem a existência de espécies vegetais e animais. O percentual corresponde às terras indígenas e às unidades de conservação federal e estaduais que ocupam 82,9 mil hectares.

Elvolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...