domingo, 26 de maio de 2013

As tradições do povo cigano de Sousa, Paraíba



Ricardo anuncia ações para manter tradição do povo cigano
Governador anunciou que até setembro serão implantados cursos de formação para a população

O Governo do Estado vai apoiar as comunidades ciganas de Sousa na manutenção das suas tradições. A parceria foi anunciada pelo governador Ricardo Coutinho para gestão pactuada do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI) durante evento na comunidade cigana do Sertão Paraibano – a maior do país –, no dia da padroeira, Santa Sara Kali.

Aproximadamente 55 famílias serão beneficiadas com a medida, que terá como função principal manter a tradição dos costumes, hábitos e língua cigana. Além de promover o desenvolvimento de seu povo, com possibilidades de reunir as lideranças, realizando eventos e cursos dentro do CCDI, que foi construído em 2009 e estava fechado desde 2011.

O governador comentou sobre o esquecimento da causa cigana ao longo do tempo na Paraíba e em todo Brasil, afirmando que a construção desta relação, que contará com participação, entre outras, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, poderá ajudar os ciganos a definir políticas para manutenção dos seus valores.

“Estamos aqui para ajudar a construir uma relação positiva de crescimento. Queremos ouvir o povo cigano, contar com a fé na Santa Sara Kali e nas melhores perspectivas para o futuro para fortalecer a cultura cigana”, disse Ricardo Coutinho.

O governador anunciou que até setembro deste ano serão implantados cursos de formação para a população das comunidades ciganas. “Queremos começar com o curso de lutier, para reforma e construção de instrumentos, que pode ser um bom nicho a ser explorado, investindo na formação profissional dos jovens ciganos”, detalhou Ricardo Coutinho. Cursos da língua calon também serão ministrados no CCDI como forma de preservar a comunicação do povo cigano.

O secretário de Cultura, Chico César, destacou que a cultura paraibana tem suas bases fundadas na cultura cigana. “Não estamos fazendo algo novo, mas dando a devida importância para o povo que contribuiu com nossa identidade. Tanto quanto o povo negro e índio”, relatou.

Para a gerente estadual de Cultura Popular, Mariah Marques, a oportunidade de gestão pactuada é a forma ideal para retomada do funcionamento do CCDI. “Este espaço passou dois anos fechado, mas porque entregamos nas mãos dos ciganos sem qualquer orientação. Agora vamos corrigir isto e formar corretamente as lideranças para conseguir manter o Centro de forma autônoma com o passar do tempo”, explicou.

A realidade é transformadora para o presidente do CCDI, o cigano Francisco Coronel. “Daqui pra frente será outra realidade. Será um tempo novo, com possibilidades de valorização e crescimento. Agora vamos tirar o marasmo que existe na comunidade cigana”, declarou.

Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...