quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O caráter socialista, passo a passo:







A implantação do socialismo é um processo que não se desenvolve linearmente. Lênin prescreveu: dois passos à frente, um passo atrás.

O que pode ser considerado um passo à frente?

Toda melhoria econômica que aumente a força da classe trabalhadora na disputa com a classe burguesa e todo avanço na consciência de classe.

Nesta campanha eleitoral, grandes avanços podem ser conseguidos no plano da consciência. Basta propor soluções reais para os problemas concretos que o povo está vivendo. Os candidatos da direita não podem concordar com as soluções e nessa discordância consiste o debate.

Por exemplo: enquanto a direita propõe a desapropriação limitada às fazendas improdutivas, o programa socialista propõe a desapropriação de imóveis de mais de 1.000 hectares, sejam eles produtivos ou improdutivos.

Vejam bem: não se está propondo a eliminação da propriedade privada da terra, pois as fazendas menores de 1.000 hectares não serão tocadas, e por outro lado as novas unidades criadas com as terras desapropriadas serão propriedades privadas, que assinam a forma de propriedades familiares ou de cooperativas de produção.

Qual é o avanço socialista?

Altera-se completamente a correlação de forças entre os trabalhadores e a burguesia rural e, portanto, faz-se avançar o processo de implantação do socialismo. Se a proposta não for aprovada, o socialismo avançará na consciência de massa trabalhadora, pois sua mera discussão elevará essa consciência mais fortemente do que cinqüenta anos de seminários e classes sobre o socialismo.

Caio Padro Jr. deixou isto muito claro ao explicar como se deu o processo de implantação do socialismo em Cuba. Fidel na Serra Maestra não propôs uma ruptura socialista. Convocou o povo para lutar ao lado dele a fim de resolver um problema concreto que o povo cubano tinha pela frente: a crudelíssima ditadura de Fulgêncio Batista. A consecução desse objetivo deflagrou uma seqüência de contradições que desembocaram na conjuntura socialista.


Correio da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...