quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mudar de canal. Pela criação de uma grande imprensa nacional progressista.




Os veículos de comunicação têm direito de ter opinião política. ?

Sim, acredito que sim. As pessoas e as empresas jornalísticas têm direito de ter e manifestar suas preferências políticas. E de agir politicamente escolhendo pautas, enfoques e autores de acordo com suas conveniências. Dentro das leis. Se alguém mente, difama ou inventa, que responda por isso.

Se as leis que estabelecem limites e mecanismos de reparação e punição dos que as infringem não são boas, que se mude as leis, democraticamente. Mas não a ponto de impedir as preferências dos veículos.

Digo isso cansado de ver a sistemática má vontade das emissoras de radio e de tv com o governo Lula e com as forças que o apóiam. Mas acho que elas têm esse direito.

Lamento apenas, e muito, que não haja uma imprensa progressista: jornais, rádios e tvs que, propaguem seus valores e idéias e valorizem seus feitos e conquistas.

Acho portanto que mais que pretender impor uma neutralidade impossível aos veículos de comunicação, as forças progressistas deveriam estar tratando é de criar uma imprensa que fale a sua linguagem, veicule as suas opiniões e interesses.

Aí talvez, em vez de ficarmos vendo e ouvindo se destilar má vontade com o governo e os valores progressistas, poderíamos simplesmente mudar de canal e ouvir pontos de vista com que nos identificamos.

João Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...