terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Pobre Lula, com os companheiros que tem, para que adversários ?


Pobre Lula, hoje responsabilizado sozinho pelos erros de todo o governo petista, do partido, dos movimentos sociais e dos sindicatos. Leva a culpa sozinho, errou sozinho, seus companheiros, todos os os demais, coitadinhos, deixaram se enganar por esse bruxo terrível. 

Parece fácil jogar a responsabilidade exclusivamente dos erros políticos nas costas do líder. Na hora que as coisas se davam ninguem lembrou de cobrar do presidente as medidas necessárias nem de ajudar na luta parlamentar elegendo deputados.

Os erros foram coletivos é injusto e improdutivo descarregar toda a responsabilidade so no Lula; é usa-lo como bode expiatório, é meio de livrar a cara de todos os demais protagonistas da onda progressista

Não é so lula e o PT que precisam de autocrítica.Todos os participantes desta onda progressista agora em crise deve fazer sua cota de autocrítica e verificar a sua cota de responsabilidade. Onde errou e onde se omitiu. O que deixou de fazer e o que podia ter feito.

Na verdade o melhor a fazer agora é descobrir como agir nesta  conjuntura
desfavorável. O inicio da autonomização das organizações sócias,agora sim, combativas parece ser um dos caminhos promissores. Outro o investimento nas futuras eleições onde as forças progressistas, todas, deveriam lutar para eleger  representantes das suas fileiras.


Urge encontrar meios e estratégias para  enfrentar esa situação e renovar a onda transformadora. Reconhecer os erros, critica-los, repudia-los e estabelecer caminhos novos, diferentes, aprendendo o que se pode dos erros anteriores. Na direção de mais democracia e mais direitos. Contra a desigualdade e a injustiça.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...