sábado, 16 de março de 2013

Conferência para um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Solidário



Condraf aprova documento para realização de Conferência Nacional

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) aprovou, na manhã desta terça-feira (13), o Regimento Interno da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para ocorrer em outubro deste ano, em Brasília. O documento estabelece, entre outras diretrizes, os debates das propostas relacionadas ao tema pelos territórios, estados e municípios, a fim de levantar propostas que subsidiarão a Conferência.

Segundo o secretário executivo do Condraf, Roberto Nascimento, as decisões desta 53ª Reunião Ordinária visam estabelecer o processo para a realização do encontro nacional. “Vencemos a questão do regimento interno e vamos tratar do manual que orienta a realização de todas as conferências Brasil afora. Temos pela frente a finalização do documento de referência, que é o documento político e que orienta todas as discussões e a produção das propostas”, ressaltou.

A 2ª Conferência é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Condraf, e tem como o principal objetivo a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Solidário, com metas a curto, médio e longo prazos para o avanço do Brasil rural até 2030. “O campo não é só um local de produção agrícola. Ele também é um local de vida, moradia, é um local aonde as pessoas também têm a dimensão econômica. Portanto, queremos pensar o Brasil rural não só do ponto de vista econômico, mas como um espaço que tem brasileiros que vivem, trabalham e que produzem a riqueza do País”, destacou Roberto Nascimento.

Delegados

As conferências territoriais, intermunicipais e municipais devem ocorrer entre abril e maio deste ano. Em junho e julho será a vez das conferências estaduais e distrital. Destes encontros sairão 1.004 delegados que representarão os estados e o Distrito Federal na Conferência Nacional. A expectativa é de que 1,5 mil pessoas participem do evento entre delegados do Condraf, convidados do governo federal e observadores.


Para o representante dos secretários executivos dos conselhos estaduais, Carlos Gonçalves, a Conferência é uma oportunidade de repensar o campo em relação às políticas de desenvolvimento do meio rural. “Esta é uma chance de discutir as realidades locais e regionais, além de propor políticas e adequações. Temos um conjunto de ações que devem chegar aos agricultores. Essa Conferência é um momento para colocar novas proposições de acordo com cada região do País”, afirmou.

Desenvolvimento

A 1ª Conferência Nacional ocorreu em 2008, em Recife (PE). As resoluções discutidas no evento resultaram, especialmente, na Proposta de Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR), que destaca que o desenvolvimento rural e solidário é multidimensional.


MDA. gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...