quinta-feira, 21 de março de 2013

Pacto nacional para melhorar gestão da água

 Fiscalizar o uso de água de irrigação

Governo lança pacto nacional para melhorar gestão da água no país

O Governo anunciou nesta quinta-feira a criação de um programa para incentivar às administrações regionais a melhorar a gestão da água, para o qual serão destinados R$ 100 milhões em cinco anos.

O programa, chamado Pacto Nacional pela Gestão das Águas, será lançado oficialmente amanhã em Brasília em um dos atos relacionados ao Dia Mundial da Água e ao Ano Internacional da Cooperação pela Água.

O pacto, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Nacional de Águas (ANA), prevê a concessão de recursos a fundo perdido aos governos regionais que adotarem voluntariamente à iniciativa.

Desta forma, cada um dos 27 estados poderá receber inicialmente R$ 750 mil reais para financiar projetos que busquem o aprimoramento da gestão da água.

A liberação de recursos adicionais está condicionada às metas que cada estado deve assumir com projetos para economizar água ou preservar seus sistemas hídricos.

Segundo um comunicado emitido pela ANA, o projeto tem o objetivo de "incentivar os estados a fortalecer seus sistemas regionais de gestão de recursos hídricos" mediante a adoção de medidas destinadas ao aperfeiçoamento de suas redes de vigilância de rios, dos bancos de dados sobre a disponibilidade hídrica, da fiscalização da conservação das conchas e da cobrança pelo uso comercial da água.

Neste aspecto, o governo espera que as administrações regionais deem prioridade às medidas para fiscalizar o uso de água de irrigação para a agricultura.

Isso porque, segundo as estatísticas da ANA, 72% da água disponível acabam sendo usadas em irrigação.

Outra iniciativa que marcará o Dia Mundial de Água será a iluminação dos principais edifícios públicos e monumentos de Brasília, incluindo o Palácio do Planalto e os ministérios, que ganharão uma tonalidade azul a partir de amanhã.

A iluminação especial será mantida até as 20h30 do sábado, quando Brasília se somará à Hora do Planeta, uma iniciativa mundial que propõe o desligamento das luzes em várias cidades para chamar a atenção sobre os problemas ambientais da Terra.

A Hora do Planeta é promovida no Brasil pela organização internacional Fundo Mundial da Natureza (WWF, na sigla em inglês), sendo que, no último ano, a ONG conseguiu a adesão da maioria das capitais regionais do país.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...