quarta-feira, 13 de março de 2013

Deputado Luiz Couto (PT-PB) pede afastamento de Presidente da CDHM



O deputado Luiz Couto (PT-PB) manifestou apoio à nota oficial do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que congrega as ordens católica, anglicana, luterana, ortodoxa, presbiteriana e metodista no Brasil, criticando a eleição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara.

“Endosso à nota do Conic, lida e saudada da tribuna desta Casa pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que expressa o sentimento de todos que defendem a plenitude dos direitos humanos e, portanto, sabem a importância da CDHM que, ao longo dos anos, tem atuado sem retaliação ou discriminação contra quem quer que seja”.

Luiz Couto lembrou que outro segmento religioso - a Rede Fale -, que reúne evangélicos de igrejas tradicionais e pentecostais engajados na defesa dos direitos humanos, está insatisfeito com a escolha de Feliciano e já lançou um abaixo-assinado pela Internet, voltado à bancada do PSC, propondo que a presidência da CDHM seja ocupada por um parlamentar que tenha firme compromisso com os direitos humanos inscritos na Constituição. “A petição eletrônica encontra-se hospedada no site Change.Org”, informou.

Couto, que já presidiu a comissão, destacou a nota oficial do Conic na íntegra: “Expressamos nosso repúdio ao processo que levou à escolha do deputado Marco Feliciano (PSC), o qual, por suas declarações públicas, verbais e escritas de conteúdo discriminatório, de cunho racista e preconceituoso contra minorias, responde a processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Tal comportamento o descredencia para liderar a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e propugnamos por seu imediato afastamento”.

Mandado no STF

Na terça-feira (12/3), os deputados Luiz Couto, Domingos Dutra (PT-MA), Erika Kokay (PT-DF), Janete Rocha Pietá (PT-SP), Nilmário Miranda (PT-MG), Padre Ton (PT-RO), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Janete Capiberibe (PSB-AP), Jean Wyllys (PSol-RJ) e Luiza Erundina (PSB-SP) entraram com um mandado de segurança, no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a anulação da sessão que elegeu Marco Feliciano presidente da CDHM.

Ascom Dep. Luiz Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...