sábado, 5 de janeiro de 2013

Irrigação de 41 açudes é suspensa pelo Dnocs

Coremas / Mãe d'Água,  Paraíba 


Para evitar diminuição no nível dos reservatórios, Dnocs suspendeu sistema de irrigação em vazante de 41 açudes do Estado.



Givaldo Cavalcanti

A estiagem que se estendeu durante praticamente todo o ano de 2012 forçou o Departamento Nacional de Obras contra as Secas da Paraíba (Dnocs) a suspender em 41 açudes o sistema de irrigação de vazante para evitar a diminuição do nível dos reservatórios.

Esta medida, tomada em dezembro do ano passado, até o momento só não afetou o volume do açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, que está com 60% de sua capacidade. Contudo, nos 41 mananciais restantes essa atividade está proibida.


Pelo que indicou Sólon Diniz, coordenador estadual do Dnocs, o último açude que precisou ter este sistema de irrigação suspenso foi o de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras, no Sertão, que tem capacidade para 255 milhões de metros cúbicos de água, mas encontra-se com apenas 44.617.365 milhões de metros cúbicos, ou seja, 17,5% de sua capacidade, de acordo com medição da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), no último dia 24 de dezembro.

“Tivemos que tomar essa medida recentemente para evitar que o nível dos reservatórios diminua. Nós não estamos mais liberando esse tipo de vazão porque os açudes estão no seu limite, e o Engenheiro Ávidos foi um dos que mais baixou de nível porque ele libera água para o distrito de São Gonçalo. Estamos verificando as marcações diariamente desses reservatórios maiores, já que precisamos ter um controle dos níveis para os próximos meses”, explicou Sólon.

Outro manancial que também teve suspenso o sistema de irrigação a partir do Dnocs foi é o de Coremas/Mãe D'água, localizado na cidade de Coremas. Segundo Sólon Diniz, com 46% da capacidade, este reservatório já está em estado de alerta, já que ele também abastece o município de Assu, no Rio Grande do Norte.

“Nossa determinação foi de interromper também no final do ano as irrigações no açude em Coremas. Nós estamos permitindo apenas as pequenas vazões em Boqueirão, mas somente até o mês de março. Se a chuva não vier até lá, será o último a também não ser mais permitido esse tipo de atividade”, garantiu o coordenador.


Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...