segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A proteção à saúde da população em João Pessoa




Agevisa realiza planejamento para aperfeiçoar ações e atendimento

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) realiza entre os dias 07 a 11 de janeiro uma Semana de Planejamento das Ações de Vigilância para o ano de 2013. Durante este período não haverá atendimento ao público, e as atividades, de caráter interno, serão voltadas para o aperfeiçoamento das estratégias de trabalho visando garantir maior celeridade e fidelidade no atendimento aos usuários, segundo ressaltou o diretor geral da autarquia, Jailson Vilberto.



Empenhada na consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no âmbito do Estado da Paraíba, a Agevisa/PB pretende intensificar os trabalhos de modernização de sua própria estrutura física e funcional, como também as ações de qualificação profissional dos seus servidores e as iniciativas de educação em vigilância sanitária voltadas para profissionais das Visas municipais, para o pessoal do setor regulado e para a população em geral.

O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária funciona da seguinte forma: a Anvisa coordena as Agevisas; as Agevisas coordenam as Visas municipais, e os municípios são encarregados da execução das ações. “Para aperfeiçoar o SNVS na Paraíba, nós promovemos constantemente ações de capacitação com vistas à melhor prestação de serviços à sociedade, e esse com certeza será um dos pontos principais de discussão nesta Semana de Planejamento”, comentou Jailson.

O estímulo à descentralização das ações de vigilância sanitária e a viabilização do processo por meio de pactuação com os municípios, conforme diretrizes definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também devem merecer destaque no Plano Anual de Ações e Metas a ser estabelecido com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade.

O objetivo da Agevisa nesta questão, segundo Jailson, é ampliar o número de municípios pactuados no piso estratégico, dando condições para os gestores municipais desempenharem as ações de vigilância sanitária no local onde o risco sanitário aparece e ensinando a população a conhecer os riscos sanitários onde ele está exposto, especialmente por meio de campanhas educativas.

*Sobre a Agevisa/PB –* A Agevisa/PB foi criada pela Lei nº 7.069, de 12 de abril de 2002, e se constitui numa autarquia especial caracterizada pela independência administrativa e autonomia financeira que tem por finalidade promover a proteção à saúde da população, por meio do controle sanitário da produção, da fabricação, da embalagem, do fracionamento, da reembalagem, do transporte, do armazenamento e da distribuição e comercialização de produtos e serviços submetidos ao regime de vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionadas.

À Agevisa compete a implantação, a execução e o desenvolvimento das ações de vigilância sanitária no seu âmbito de atuação de acordo com as diretrizes da Política Estadual de Saúde definidas pelo gestor e pelo Conselho Estadual de Saúde. Cabe ainda ao órgão estatal seguir todas as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo explicou o diretor geral Jailson Vilberto.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...