quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jovens contemporâneos do campo

Tecnologia e cultura de hoje


Não se pode mais pensar nos jovens do campo sem relacioná-los com as novas tecnologias’


Diante do êxodo de jovens do meio rural, discutiu-se a importância de políticas que favoreçam a permanência desse segmento social no campo.

"Campo sustentável é campo com gente, onde se respeita o saber das comunidades”, afirmou Ana Carolina Silva, assessora da Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), durante o debate Inclusão Digital e Juventude Rural, promovido pelo MDA, ontem (19), no pavilhão 2 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, dentro da programação oficial de eventos da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, defendeu a importância de enxergar a juventude brasileira de modo plural, na medida em que os jovens do campo têm demandas diferentes daquelas apresentadas pela juventude urbana. A própria juventude rural é bastante diversa, já que se constitui por jovens campesinos, quilombolas, indígenas ou ribeirinhos, por exemplo. Um dos laços que une esses jovens é a necessidade de estarem conectados, a fim de produzirem um conteúdo inovador. Ana Carolina elogiou a atuação crescente da juventude rural em debates amplos e profícuos nas redes sociais.

Ângela Guimarães lembrou que, atualmente, o principal meio de informação já não é mais a televisão, mas a internet, o que gera novas possibilidades de participação dos jovens em uma comunicação mais horizontal. Para ela, "não se pode mais pensar nos jovens do campo sem relacioná-los com as novas tecnologias”. O acesso às tecnologias é essencial para que o debate da juventude rural no mundo, mas ela acredita que a inclusão dos jovens não pode ser realizada apenas pela presença de equipamentos, como computadores. É necessário um conjunto de políticas públicas que levem também a educação, a cultura e o esporte para as áreas rurais.

A certeza de que os jovens querem produzir uma informação crítica e inovadora que corresponda às suas demandas e anseios foi consensual no debate. Raul Amorim, coordenador coletivo de Juventude do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), no entanto, criticou as dificuldades ainda encontradas no campo brasileiro: "O sinal de telefonia mal chega”, disse. De acordo com o integrante do MST, 94% das escolas rurais ainda não têm banda larga e 15% não têm sequer energia elétrica. Para Raul, é importante que os jovens tenham meios de produzir sua própria representação do campo, negando a estética da pobreza e os padrões da indústria cultural.

Por isso, Raul acredita que deve ser facilitado o acesso não só às novas mídias, mas também a outras formas de comunicação, como as rádios comunitárias, que ainda enfrentam inúmeros obstáculos burocráticos e legais para funcionarem e multiplicarem-se. "As rádios comunitárias são cerceadas o tempo todo”, concordou Aroldo de Oliveira. Os participantes afirmaram a necessidade de integração do governo com a população e os movimentos sociais para a construção de um novo modelo de sociedade. Referindo-se às políticas adotadas pelo governo federal, Aroldo de Oliveira opinou: "O projeto é louvável e pertinente, mas deve ser desenvolvido de forma dialógica. Não pode ser uma via de mão única”.

Após o encerramento do debate, Ângela Guimarães falou sobre a complexidade das demandas da juventude rural: "São demandas por desenvolvimento integral, que passa não só pela permanência da sua produção no campo (por meio do fortalecimento da agricultura familiar), mas também por ter o que fazer no seu tempo livre, por ter equipamento de esporte, por ter acesso a novas tecnologias de informação e de comunicação e uma série de outras dimensões que dizem respeito a sua própria vivência humana”. Para Ângela, a juventude rural deseja sua permanência no campo, mas por meio de políticas públicas que levem em consideração a sua realidade específica.

Texto de Camila De' Carli; e com informações do Portal MDA.

Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...