quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paraíba tem cidades com mais índios no Brasil


Segundo e quarto lugar: Paraíba tem duas das cinco cidades com maior percentual de população indígena no Brasil


Hoje, 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. Isso quase todo mundo sabe. O que muita gente não sabe é desde quando e como essa data foi escolhida.

Para entendermos a data de 19 de abril precisamos lembrar que em 1940, no México, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento contou com a participação de várias autoridades governamentais dos países da América.

Foram convidados também vários líderes indígenas deste continente. Eles participariam das reuniões e decisões, mas não compareceram nos primeiros dias do evento, pois, tinham certo temor dos "homens brancos".

Após algumas reuniões os diversos líderes indígenas resolveram participar e esta participação começou no dia 19 de abril. Portanto, a escolha da data.

No Brasil comemoramos o Dia do Índio desde o ano de 1943 quando o então Presidente da República Getúlio Vargas decretou a data através do decreto de lei número 5.540.

Atualmente no Brasil

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 1991 e 2010 a população indígena praticamente triplicou e já equivale a 0,4% da população brasileira total. Isso significa algo em torno de 817 mil pessoas. Mas vale salientar que esses dados foram obtidos através de pesquisas em comunidades indígenas, ou seja, onde há concentração desses povos e não foram contados, por exemplo, famílias isoladas ou aldeias protegidas, onde não é permitida a entrada de não-indígenas (ou, homem branco, como geralmente somos chamados).

Esses dados divulgados pelo IBGE às vésperas do Dia do Índio revelam ainda que a população indígena no Brasil, que estava presente em 34,5% dos municípios há cerca de 20 anos, agora vive em 80,5% das cidades. Ou seja, nossos índios estão cada vez mais urbanos.

A região que mais sentiu a presença dos indígenas nas últimas décadas foi o Nordeste. Por aqui, havia somente 29% dos municípios com pelo menos um índio autodeclarado em 1991. No Censo de 2010 essa proporção atingiu 78,9%. Eles estão sobretudo na área urbana, provavelmente por terem migrado de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que tiveram perdas significativas de indígenas nos últimos 20 anos.

As cidades mais indígenas

O Norte, por sua vez, continua liderando em população indígena, presente em 90,2% de seus municípios. A cidade com a maior proporção é Uiramutã, em Roraima, onde 88,1% dos moradores se autodeclararam índios. AS outras duas cidades dessa região que mais concentram índios são: São Gabriel da Cachoeira (AM) tem 76,6% ficando em terceiro lugar e em quinto lugar vem São João das Missões (MG), que tem 67,7% da população formada por indígenas.

Mas as cidades que aparecem em segundo e quarto lugar no ranking de maior população indígena são do Nordeste, mais precisamente do nosso estado, Paraíba. Ficando respectivamente as cidades de; Marcação com 77,5% de sua população declarada indígena e Baía da Traição, que tem 71% de índios compondo sua população. É a Paraíba mantendo raízes.

Dados mais detalhados sobre os 817 mil indígenas brasileiros deverão ser divulgados pelo órgão em julho deste ano.

Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...