quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Praia do Bessa, tartarugas e homens




A APAN que me perdoe, mas acho um exagero sua campanha pelo “congelamento” da praia do Bessa tal como se encontra em favor de “tartarugas, golfinhos, peixes- boi e outros animais”.

Primeiro, porque cabe também considerar o animal homem. Não há como deixar de lado que temos direito de existir e ocupar espaços e recursos naturais conforme nosso gosto. Isso evidentemente não nos dá direito à tudo e nem é esse o caso. Temos que cuidar da preservação da natureza da melhor forma possível. Mas temos que ser razoáveis.

Impedir a construção de acessos públicos e a frequentação da praia do Bessa tem como resultado principal deixar a praia para uso exclusivo dos felizes proprietários dos imóveis em frente ao mar. Isso poderia suscitar uma duvida : a proteção é mesmo pelas tartarugas ou pelos proprietários de imóveis ?

O passado impoluto da APAN leva a crer que o caso é mesmo pelas tartarugas mas, infelizmente é pouco razoável a proibição da construção das vias de acesso público ao local.

A preocupação é valida e talvez os cuidados com os animais possam ser obtidos através de um re-planejamento ( se já há um planejamento) das vias de acesso.
Talvez se pudesse pensar não em rua, mas calçadões. Da mesma forma talvez se pudesse limitar o acesso à praia nos períodos críticos para a preservação dos animais. Não proibir totalmente o uso da praia; apenas disciplina-lo.

O ideal seria se chegássemos a um acordo que permitisse o uso humano da praia e a sobrevivência dos animais e seus hábitos de 150 milhões de anos. Afinal, depois de tanto tempo de usufruto, seria bom se eles compartilhassem a natureza conosco.


João Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...