quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abandonados e esquecidos

Pacientes atendidos no Hospital de Trauma sem identificação

Rafael Oliveira



Muitos pacientes são atendidos diariamente no Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, sem serem identificados logo que chegam. A maior parte deles é reconhecida pelos documentos que portam ou através de contato feito com as famílias. No entanto, existem pacientes que dão entrada em estado grave e sem qualquer possibilidade de se conseguir informações sobre eles. O hospital os acolhe, na esperança de não ser mais um na dura lista dos pacientes abandonados e esquecidos nos .

Sem conhecer histórico de quem chega ao hospital, atendimento é prejudicado

Atualmente, o Hospital de Trauma possui dois casos de pacientes sem identificação. Um deles, com idade estimada em 45 anos, sofreu um atropelamento de moto no centro de João Pessoa no dia 30, e sofreu traumatismo craniano. Desde então, o paciente nunca deu uma palavra. A dona de casa Maria das Dores, que estava cuidando do filho Heitor, 15, na maca ao lado, tenta algum tipo de comunicação com ele desde que chegou, há três dias. "A gente puxa conversa, mas ele só sabe balançar a cabeça dizendo sim e não, e ele só faz isso quando quer. E ninguém da família apareceu ainda para vir cuidar dele", diz a dona de casa.

O outro caso é mais grave. Vítima de agressão física no Centro da Capital, um jovem com idade aparente entre 18 e 20 anos está internado desde o dia 13 de outubro. "Ele está a quase um mês aqui, e ninguém veio procurá-lo. Provavelmente é um morador de rua, pois estava seminu e sem nenhum documento quando foi encontrado", explica a assistente social Yara Leite.

A assistente social estima que pelo menos 200 famílias chegam ao Hospital de Trauma em busca de parentes desaparecidos este ano. "Não temos certeza, porque o atendimento é informal. Mas, ao perceberem o desaparecimento, vão em delegacias, no instituto de medicina legal e nos hospitais", explica.


O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...