segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Temer serviçal do mercado



O "mercado”

Flávio Dino:

"O "mercado" é o outro nome da elite entreguista, antidemocrática e antipopular que odeia o Brasil e os brasileiros.

Foi esse tal "mercado" que matou Getúlio Vargas, quis impedir a posse de Juscelino, fez o golpe de 1964 e jogou o país na atual confusão."

facebook

- - - - - - - -

Ivana Bentes

Quem é "o mercado"? A última pesquisa eleitoral deu que Lula ganharia em todos os cenários e ficaria entre 35 e 36% e, Bolsonaro, com 15% e Marina Silva em terceiro. Ai o Estadão faz uma matéria em que diz: "O mercado prefere Bolsonaro a Lula". Sem entrar no debate das eleições (acredito que 2018 será mais um "apocalipse now" brasileiro, passaremos por mais provações e outras forças ainda vão emergir do caos/crise), é impressionante como se repete essa retórica do "mercado".

Os jornais sempre chantageando os fatos e anunciando que diante de certas preferências, "o mercado" e "a economia" ficariam "assustados", o dólar dispararia, etc, etc, etc. A mesma retórica se repete! Parece que essas figuras de linguagem foram naturalizadas e muitos realmente acreditam que existe uma entidade chamada "o mercado" que fala, sem se identificar, através de seus porta-vozes: os jornalistas ou os editoriais anônimos. Os jornais se colocam como os porta-vozes de uma entidade fantasma que serve para legitimar e deslegitimar candidatos e eleições.

O colunista da Folha Vinicius Torres Freire chama atenção para esse artifício: "Faz tempo que atribuir preferências políticas à entidade chamada de "o mercado" é motivo de algum ridículo, seja pela ingenuidade, seja pela picaretagem da explicação." Aqui dá alguns nomes aos bois do "mercado" e como simplesmente mudam de lado, de candidato, de preferência, conforme seus interesses mais imediatos. O "mercado" é mais um sujeito oculto da vida brasileira que todos tem que nomear e conhecer. (A matéria saiu no Canal Meio)

http://www1.folha.uol.com.br/…/1931215-o-fantasma-do-mercad…

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...