terça-feira, 17 de outubro de 2017

“Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes”


A CPT  profética no combate à exclusão

Nós CPT - Comissão Pastoral da Terra temos como plano de ação para nossas atividades pastorais o “Programa da atividade de Jesus” como está escrito no livro do Evangelista Lucas 4, 18 – 19 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor”. Jesus o Bom Pastor que por onde passou fez o bem, resgatando a dignidade do povo que em sua época eram oprimidos. Embasados pela convicção e mística evangélica, somos impulsionados, pelo Cristo Libertador a denunciar as injustiças e anunciar o evangelho vivo, que a cada dia se renova na vida dos irmãos mais sofridos, e excluídos da sociedade.



Nossa missão é desenvolvida com os povos excluídos nas periferias da vida humana, especialmente com o povo camponês, que lutam e clamam diariamente por liberdade. Povo este, que constantemente sofrem ameaças, perseguições, e alguns deles até são assassinados. Ao longo dos 40 anos de atuação da CPT na Paraíba, muitos companheiros (as) tombaram, deram seu sangue para que tantos outros pudessem ter hoje vida digna. Ainda nos dias de hoje, a história se constrói na busca pela libertação e contra o poder opressor.



Recentemente, na região agreste do Estado da Paraíba, onde atuamos em apoio aos camponeses que lutam por um pedaço de terra, o companheiro sindicalista e líder camponês Ivanildo foi assassinado. Outros ainda, sofrem, diversas ameaças, perseguições por parte de capangas, e pressões a mando de proprietários, um exemplo é que neste mês de setembro, a residência de uma família no Assentamento João Pedro Teixeira no município de Mogeiro foi totalmente incendiada, um crime inadmissível. Infelizmente, a justiça ainda parece andar a passos lentos. Contra tais atrocidades que tentam eliminar de vez, e excluir o povo mais simples da sociedade, a Comissão Pastoral da Terra, continua profetizando, reagindo, e denunciando tais atitudes que vão contra ao evangelho de Jesus Cristo.



Temos uma grande advogada a nosso favor, ela um dia profetizou como está escrito nas sagradas escrituras em Lucas 1,52 “derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” esta profecia nos faz acreditar por nossa fé, que o sangue dos companheiros (as) que tombaram na luta, revive na vida, na força e na garra dos companheiros (as) que existem hoje, e naqueles que surgirão.


CPT – Comissão Pastoral da Terra, Arquidiocese da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...