terça-feira, 20 de agosto de 2013

Uma rotina de pedradas: PMJP x Ambulantes



Ambulantes recebem agentes da Sedurb a pedradas; PMJP diz que trabalho é 'rotina'

Sedurb combate comércio ilegal e fluxo de ambulantes nas calçadas de João Pessoa. PM foi acionada para conter tumulto

Ambulantes que comercializam produtos sobre o viaduto da rua Miguel Couto, no Centro de João Pessoa, se manifestaram contra agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Capital que tentaram retirar essas pessoas das calçadas e recolher suas mercadorias no começo da tarde desta segunda-feira (19).

A Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob) foi acionada para alterar o tráfego de ônibus urbanos e dos demais veículos que circulam por aquela área porque os manifestantes que estavam sobre o viaduto estariam atirando pedras nos veículos que passavam pela rua. A informação foi repassada pelo diretor de operações da Semob, Cristiano Queiroz.

A Polícia Militar também foi chamada para manter a segurança das imediações da rua Miguel Couto. Pelo menos três pessoas foram detidas, mas liberadas após assinar um termo circunstanciado de ocorrência.

Segundo a Semob, os ônibus completavam o itinerário no anel interno da Lagoa e retornavam para os bairros, sem passar pelo Terminal de Integração. Às 16h desta segunda (19), todo o tráfego já estava normalizado.

De acordo com o secretário da Sedurb, Flávio Monteiro, ele e a equipe fizeram abordagens de forma educativa, mas foram recebidos a pedradas. "Nosso objetivo é conscientizar essas pessoas de que aquele local do Centro não é adequado para o comércio ambulante. Há muitos produtos piratas que são vendidos, mas essa prática é ilegal e estamos combatendo", esclarece.

Flávio Monteiro lembra que a Sedurb vai se reunir com a Receita Federal e Polícia Federal nos próximos dias para reorganizar locais específicos para ambulantes que trabalhem com produtos legalizados e que não atrapalhem o fluxo de pedestres nas calçadas do Centro de João Pessoa.

A situação dos ambulantes da Capital tem sido abordada frequentemente no Portal Correio. Clique aqui para continuar acompanhando.

Leia abaixo, nota emitida pela PMJP, sobre o caso:

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) esclarece o fato ocorrido nesta segunda-feira (19) no centro da cidade quando um grupo de ambulantes enfrentou os agentes da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) que vem fazendo um trabalho de rotina junto aos comerciantes informais.

Trata-se de um trabalho executado para garantir a liberação de calçadas e vias públicas, possibilitando a plena circulação dos cidadãos e controle de
possíveis invasões de espaços públicos.

A Sedurb vem trabalhando para regularizar a situação dos ambulantes, inclusive mantendo parceria com o Ministério Público Estadual como forma de cumprir a lei.

A administração municipal também esclarece que todos os agentes da Sedurb são capacitados e treinados para agir com equilíbrio em todas suas ações, mantendo sempre uma relação amistosa e de diálogo permanente com os ambulantes.

Por fim, a Sedurb informa que vai apurar rigorosamente se ocorreram eventuais excessos por parte dos agentes de controle urbano.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Correio da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...