terça-feira, 26 de março de 2019

“Espere até que a tua alma te alcance”

“Espere até que a tua alma te alcance” – uma lição de vida contada em terras africanas

Revista Pazes - outubro 16, 2017

“Há muito tempo, um expedicionário aventurou-se para os territórios mais inóspitos da África, acompanhado de apenas seus carregadores e guias. Todos eles tinham um facão para romper a espessa vegetação, com um objetivo em mente: avançar rapidamente a qualquer custo .



Se encontravam um rio, eles o atravessavam no menor tempo possível. Se havia uma colina, eles apertavam o passo no caminho para não perder um minuto. De repente, no entanto, os carregadores pararam .


O expedicionário ficou surpreso porque eles estavam marchando há apenas algumas horas. Então ele perguntou aos homens:


– Por que vocês pararam? Já estão cansados? Nós só estamos na estrada por algumas horas.


Um dos carregadores olhou para ele e disse:

-Não, senhor, não estamos cansados. Só que avançamos muito rápido e por isso deixamos a nossa alma para trás. “agora temos que esperar até que ela nos alcance novamente.”


Esta bela história africana nos diz sobre a necessidade de nos conectarmos com nós mesmos e sermos pacientes, para não deixar que a pressa com a qual vivemos nos desconte de nós mesmos. Ela também nos diz sobre a necessidade de nos dar o tempo que precisamos para curar nossas feridas emocionais, sem violar nosso ritmo.


Dê tempo para curar suas feridas


Às vezes, a vida nos atinge com força, nos provoca situações que vão além dos nossos recursos de enfrentamento. Nesses casos, nossa alma continua sendo uma ferida difícil de fechar. Todos os traumas, mesmo os mais pequenos, deixam vestígios no cérebro. E essas faixas são diferentes dependendo do tipo de trauma que sofremos.


Se ao invés de levar algum tempo para refletir e aguardar a cura dessa ferida, começamos a viver intensamente, apenas para esquecer o que aconteceu, corremos o risco de nos desconectarmos da nossa essência. No nível neurológico, isso significa que o traço permanece latente e nosso funcionamento, embora nem sempre estivéssemos conscientes disso.


Portanto, quando temos uma lesão, é necessário aguardar um tempo razoável até que nossos recursos psicológicos sejam reorganizados. As situações que nos levam ao limite geralmente exigem uma mudança interior, mas só podemos ser fortalecidas se aprendermos a lição e, para isso, é fundamental olhar dentro de nós, não para fora.

Na verdade, tem sido apreciado que em pessoas que sofrem de estresse pós-traumático, para curá-lo é necessário fazer crescer novos neurônios em seu cérebro. Em teoria, essa neurogênese permitiria o “reparo” de circuitos quebrados ou avariados.

É por isso que, quando você vive uma situação que deixou traços emocionais profundos, é aconselhável que você se sente ao lado da estrada, como os portadores da história, e espere pacientemente que sua “alma” chegue até você.


Cada ferida cura a seu próprio ritmo, violá-lo não irá ajudá-lo a curar mais rápido, pelo contrário, aumenta o risco de ferida ir se abrindo ao menor revés, de modo que você vá ao redor do mundo sendo mais vulnerável. Tome o tempo necessário para recuperar as peças quebradas e colocá-las no lugar.

Não deixe que a pressa o desconecte do seu “eu”


Não é necessário sofrer uma ferida emocional para olhar dentro de nós. Às vezes, a desconexão vem da pressa diária, porque estamos imersos em projetos que consomem grande parte do nosso tempo e corremos de um compromisso para outro, sem tirar um minuto para nós mesmos. Sêneca já havia dito: “Para aqueles que correm no labirinto, sua própria velocidade os confunde”.


Quando mergulhamos nesse estilo de vida, deixamos que a corrente nos arraste, correndo o risco de viver no piloto automático, desconectando-se dos nossos verdadeiros desejos e necessidades. Portanto, não é estranho que muitas pessoas que tenham perseguido um objetivo difícil, quando chegam ao final da estrada, nem sequer reconhecem. Eles não percebem que não é importante alcançar esse objetivo para entender a pessoa que eles se tornaram enquanto a persegue.


É por isso que é essencial que cada dia se conecte com você mesmo, leve alguns minutos para perguntar se você está indo na direção certa, se você tem se entendido com seus erros, se você tiver levado em conta suas necessidades … Esse momento A conexão é fundamental porque permitirá reavaliar o que você realmente quer. Não se deixe levar por automatismos ou simplesmente siga os sonhos dos outros.


Lembre-se de que estamos aqui para descobrir e seguir nosso próprio caminho. Não encontramos a felicidade que segue o caminho dos outros, assim só nos perderemos.


Texto traduzido e livremente adaptado pela equipa da Revista Pazes, originalmente publicado em Rincón Psicologia 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...