domingo, 6 de janeiro de 2019

“Nova Democracia”: o artigo que revelou as bases de um projeto que não é de nação, mas de poder


O artigo abaixo, de autoria de Marcelo Falak, foi publicado no site Letra P, em 5 de outubro do ano passado. Sua leitura permite entender o discurso e os primeiros passos do governo Bolsonaro.

Nova Democracia, como os militares chamam o plano que levou Bolsonaro ao poder, é a revanche da Nova República, que mandou de volta os militares para os quartéis, em 1985.



Na época, grande parte dos empresários ajudou a financiar o movimento das diretas e movimentos sindicais.



Por quê?



Havia grande descontentamento com as diretrizes do governo do general Ernesto Geisel, por contra do II Plano Nacional de Desenvolvimento, que ampliava a presença estatal na economia.



Em 1979, a elite empresarial brasileira, que havia apoiado o golpe de 64, divulgou um documento em que pedia o rápido retorno do Brasil à democracia.



Subitamente, os empresários passaram a amar a democracia.



O governo foi, lentamente, caindo.



Desta vez, conforme se conclui pela leitura do artigo abaixo, os militares abandonaram a pauta nacionalista — “que deixaram para o PT” — e abraçaram o liberalismo econômico.



A Nova Democracia, em outras palavras, não é um projeto de Nação, é um projeto de poder.



Os militares que eram de média patente em 1985, como Bolsonaro, hoje estão no topo da hierarquia das Forças Armadas.



E, humilhados então, agora se esforçam para recuperar prestígio e poder.



Na posse do novo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, Bolsonaro disse que não seria sido eleito se não fosse o general Eduardo Villas Bôas.



E disse que os dois tinham tido uma conversa cujo teor jamais revelará.



Villas Bôas, hoje em tratamento de saúde contra uma doença respiratória severa, chorou.



Segue o artigo:



Jair Bolsonaro foi o homem que a alta liderança das Forças Armadas escolheu há quatro anos para se tornar presidente do Brasil. Para esse fim, ele entrou em contato com ele, interveio e moldou sua ideologia, a fim de transformá-lo no aríete de uma doutrina para uma “nova democracia” na qual os militares terão voz e ação política, superando o papel subordinado a que foi relevado no.poder civil confinado. Se ele vencer nas eleições de domingo, o programa do futuro governo cívico-militar será politicamente conservador e absolutamente liberal economicamente, e procurará erradicar a “extrema esquerda” de uma vez por todas.



Aquele que relatou a Letra P com grande detalhe a existência deste projeto de poder e as intercalações da preparação de Bolsonaro, fatos desconhecidos até mesmo neste país, é uma alta autoridade das Forças Armadas deste país, que desempenha um papel institucional relevante A condição para a conversa era que seu nome não fosse revelado, já que muito do que foi relatado seria suficiente para encerrar sua carreira.



A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PRESIDENCIAL. Segundo o relato, 2014 foi um ponto de virada. Haviam sido completados 50 anos do que a fonte definiu como “a revolução de 1964” — estritamente falando, o golpe de Estado contra João Goulart e, em meio a uma crise política que começava a eclodir, as Forças Armadas começaram a procurar alguém para defendê-las no Congresso. Essa pessoa era Bolsonaro.



“A atmosfera estava tensa por causa da esquerda. O modo pelo qual o deputado Bolsonaro defendeu as Forças Armadas aumentou nossa consideração sobre ele, especialmente porque o comando era ocupado por militares que haviam sido seus contemporâneos na Academia “, disse ele.



“Diante dessa situação, um grupo de militares de alto escalão decidiu levar o deputado ao Comando do Exército, já pensando nas eleições deste ano. Temos trabalhado na cena política que vemos hoje. Há um ano, o Exército analisou que haveria uma polarização e que Bolsonaro seria quem enfrentaria o PT. Por quê? Simples. Porque toda a história do Brasil mostra que sua elite nunca se importou com a nação, desde a época do império. Ela só pensava em si mesma e nunca fazia o que o país precisava. Então, ficamos claros que os partidos do centro não se uniriam para enfrentar a esquerda. Foi o que aconteceu e, no domingo, haverá vários candidatos centristas que não poderão fazer nada. Estávamos apostando em Bolsonaro “, acrescentou.



Até poucos anos atrás, Bolsonaro ele era desaprovado no Exército, mas em paralelo com o processo descrito neste artigo cooptação, essa percepção foi mudando no comando.



Velhos Rancores



De acordo com documentos divulgados no ano passado pela Folha de S. Paulo, o então capitão de pára-quedistas “admitiu em 1987 ter cometido atos de indisciplina e deslealdade para com seus superiores no Exército”. Um deles foi a publicação na revista Veja de um artigo em ele exigiu um aumento nos salários ele e seus companheiros. O outro, um suposto plano para explodir, com o mesmo propósito, bombas em regimentos do Rio de Janeiro.



“Eu li que ele era um homem sem disciplina. De fato, sua única transgressão não foi séria: foi o caso do artigo. Mas, na época, o ministro da Defesa, Leônidas Pires Gonçalves, fora totalmente cooptado e permitia que os salários dos militares fossem muito ruins. E a acusação das bombas nunca foi confirmada, elas não existem “, disse a fonte da letra P.



BASES IDEOLÓGICAS DA “NOVA DEMOCRACIA”. Segundo o relato, Bolsonaro “estava aberto ao diálogo e, dia a dia, vimos que ele mostrava valores importantes, como disciplina, respeito e muita humildade. Ele aceitou nossas sugestões e mudou muitas de suas posições anteriores. Por exemplo, passou do nacionalismo econômico que anteriormente defendia ao liberalismo. Isso, o que é visto na campanha, foi o produto do diálogo que o Exército abriu com ele, não tem dúvidas.”



A fonte disse que o processo estava se tornando “um feliz encontro de fatores”. Ele mudou muito pessoalmente, casou com sua terceira esposa, teve uma filha e, algo que ninguém sabe, ele fez psicanálise por dois anos “.



Um dos aspectos que seus interlocutores da liderança militar o fizeram entender é que ele deve voltar-se para o liberalismo.



“O nacionalismo econômico não é mais nosso programa, deixamos isso para o Partido dos Trabalhadores. Agora é liberalismo. Foi o que dissemos a Bolsonaro. Queremos um país o mais livre possível, o que nos coloca radicalmente contra o que o PT diz. “



No momento de listar os pontos programáticos do que ele chama de “nova democracia”, o chefe militar aponta “a luta contra a corrupção, a segurança, o ajuste fiscal, a reforma previdenciária, a melhoria dos transportes”. E até — por que não —, abordar a questão das mulheres “.



Este último, no entanto, não tem nada a ver com o que tem sido o programa de gênero da esquerda. O objetivo é profundamente conservador.



“De Bolsonaro eles dizem tudo, isso é, misógino, racista… Nada disso. Acontece que ele lutou contra a esquerda radical. Há uma esquerda que é boa, mesmo dentro do PT e do Partido Comunista, e que o Brasil deve aproveitar. Mas há outro que incomoda a sociedade com um discurso excessivo do politicamente correto, que tentou impor ao Congresso o casamento homossexual, questões de gênero … A sociedade não quer isso “, disse ele.



O programa, como é intuído, tem como objetivo arrancar as raízes dessa esquerda que o poder militar considera prejudicial. “Pretendemos fechar o círculo que começou no Brasil com a revolta comunista de 1935, algo que ainda não terminou. Não vamos permitir as propostas de socialismo, que apresentam disfarçadas”, afirmou.



UMA VISÃO PARTICULAR SOBRE A ARGENTINA



O militar de alta patente com quem Letra P falou disse que “falamos sobre essas questões (a doutrina da ‘nova democracia’) com nossos colegas uruguaios, mas infelizmente não com as da Argentina, que ainda sentimos deprimidos demais. Eles têm um treinamento que é muito bom, mas a falta de apoio da sociedade significa que eles ainda não desenvolveram uma perspectiva política “.



E acrescentou:



“A Argentina merece respeito e hoje estamos preocupados. Precisamos que as Forças Armadas de seu país sejam fortalecidas e consideradas forças permanentes do Estado, o que nos permitirá ser parceiros em projetos bilaterais e internacionais “, acrescentou.





“Ficamos muito felizes quando Cristina Kirchner saiu e Mauricio Macri chegou. Macri é um homem preparado, educado, que tem todas as condições para melhorar a Argentina. “



“Não acreditamos que haja saída para nossas economias sem o Mercosul. A integração deve continuar, porque, para nós, não existe vida no mundo sem o Mercosul.”



UM NOVO PAPEL PARA AS FORÇAS ARMADAS. A leitura dos militares brasileiros para a transição para a democracia, que se concretizou em 1985, aponta para uma narrativa que estabelece a existência de um acordo nacional, que envolveu uma lei de anistia e, em troca, a convocação de eleições sem proscrições. Isso, disse a fonte, “preservou o status das Forças Armadas como uma força estatal permanente. Naquela primeira etapa, o setor militar recuou em seu papel profissional, mas agora estamos em uma nova etapa, na qual exigimos ser tratados como cidadãos plenos, não de segunda classe “.



A idéia é testar uma “terceira via”, que é algo diferente de uma situação em que os militarem sejam cabeças de um regime próprio ou subordinados passivos a autoridades civis. “Queremos ser aceitos como cidadãos. É por isso que estamos falando de uma ‘nova democracia’ ”, disse ele.



Nele, não deve haver restrição à participação de oficiais militares em cargos públicos.



“Estamos nos esforçando para que a sociedade, a classe política e a imprensa se modernizem e parem de nos considerar cidadãos de segunda classe. Oficiais militares são pessoas muito qualificadas, somos competentes, conhecemos idiomas, temos pós-graduações. Nós devemos terminar com o fato de que nós não podemos ser ministros “, ele argumentou. Na verdade, notavelmente à luz destas revelações, Bolsonaro já antecipou que haverá vários militares em seu gabinete, com a particularidade de que generais de quatro estrelas devem obedecer a um ex-capitão pára-quedista do Exército.



Nomes já estão circulando para essas funções. O núcleo duro das forças armadas bolsonarianas é composto dos generais Augusto Heleno, que ocuparia alguma posição relevante na defesa ou segurança pública; Alessio Ribeiro Souto, que poderia ir para Educação e para Ciência e Tecnologia; Oswaldo Ferreira, encarregado das áreas de transporte, infraestrutura ou mineração; e o brigadeiro Ricardo Machado, que controlaria a infraestrutura aeroportuária e a aviação civil.



A gestão da economia deve permanecer com um civil: o ex-banqueiro ultraliberal Paulo Guedes, cuja proposta é privatizar todas as participações do Estado em empresas, incluindo a Petrobras, e vender todas as propriedades que ainda estão na sua posse.



A presença dos militares merece esclarecimentos. Se Bolsonaro vencer, o próximo governo no Brasil será seu ou as Forças Armadas? A fonte não hesitou. “Não vamos participar do seu governo como Forças Armadas, não vamos tutelar o Bolsonaro. Estaremos subordinados ao nosso comandante supremo. Ele é um homem com personalidade “.



No entanto, deve-se notar que, também de uma maneira não surpreendente, neste momento, o candidato do Partido Social Liberal elegeu um general como número dois. O indicado inicialmente era Heleno, com forte influência sobre as tropas, mas como este se filiou a um pequeno partido, que se recusou a fazer o acordo, a nomeação foi para o general da reserva Hamilton Mourão.



O Brasil já provou o fruto proibido do impeachment e, de acordo com a Constituição, se isso ocorrer a partir da segunda metade do mandato, o vice está encarregado de completá-lo até o fim. A elaboração é uma resposta suficiente àqueles que, ainda hoje, duvidam da sinceridade da conversão do candidato ao liberalismo econômico, nada menos que um dos pilares da “nova democracia” que está para nascer neste país.



UM COMBATE FRONTAL O Partido dos Trabalhadores é a besta negra deste projeto e as acusações de corrupção que ele sofreu, sua principal força motriz.



“Foi o PT que dividiu o Brasil”, disse o chefe militar que recebeu Letra P. “Queremos mostrar à América do Sul e ao mundo que somos brasileiros — militares, brancos, negros, índios, isso não importa, porque nosso discurso é sobre unidade. “



As recentes declarações de forte tom político do chefe do Exército, general Eduardo Villas Bôas, recebem assim um sentido mais claro. Num comportamento que seria inaceitável ​​na Argentina, em abril deste ano, publicou dois tuítes nos quais praticamente ordenou ao Supremo Tribunal Federal a prisão do já condenado Luiz Inácio Lula da Silva.



“Nesta situação em que o Brasil vive, resta perguntar às instituições e às pessoas quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem só em seus interesses pessoais”, disse um dos tuítes.



“Asseguro à Nação que o Exército Brasileiro compartilha das ansiedades de todos os cidadãos de repudiar a impunidade e respeitar a Constituição, a paz social e a democracia, bem como zelas por suas missões institucionais” , terminou no segundo.



Então, em setembro passado, ele retornou ao cargo com uma entrevista concedida ao Estado em que ele pressionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir a desqualificação do ex-presidente. “Estamos agora colocando uma dificuldade para o novo governo ter estabilidade, para sua governança e até mesmo para que sua legitimidade seja questionada”, disse ele. Nenhum candidato com “ficha suja”.



A fonte da letra P emoldurava estas afirmações impressionantes, para muitos aqui ameaças não tão veladas de um golpe, em um contexto em que “houve roubo, muito roubo, muitos ladrões e a sociedade reivindicou um posicionamento para os comandantes”. E o Exército respondeu através de seu comandante, o general Eduardo Villas Bôas, que é um homem muito respeitado”.



“Por isso, nós somos claros quando se fala de um grupo (Partido dos Trabalhadores) que roubou a nação e tem relações com ditaduras como as de Evo Morales, de Nicolas Maduro e Daniel Ortega. O processo culminou com um ex-presidente que é um condenado, um criminoso, condenado em um julgamento normal, e um ex-presidente destituída legalmente, não através de um golpe de Estado, como se falou”, disse ele, evitando nomear Lula e Dilma Rousseff .



“Hoje, as instituições militares têm uma imagem positiva de 80%”, acrescentou.



-E se a sociedade pedir mais “referências” ou avanços, como um governo diretamente executado pelas Forças Armadas? perguntou a Letra P.



“Não, nós não estamos dispostos a avançar mais do que isso. Minha geração de oficiais não quer se envolver mais do que isso, o que foi circunstancial. Tinha que ser dito que os três poderes do Estado estavam errados e que havia um perigo nisso. Isso está feito.



– Realmente descarta qualquer hipótese de golpe? De fato, foi Bolsonaro quem não descartou uma “reação militar” se Fernando Haddad vencer, que antes definiu como “o primeiro erro” cometido pelo PT. E general Mourão disse que, se o Congresso dificultar o governo de Bolsonaro, poderia ser alterada a Constituição através de uma “comissão de notáveis” e não por legisladores eleitos pelo voto popular, como exigido pela Constituição.



-Não há chance de golpe. Nenhuma. Mesmo que Haddad vença. Em 64, não havia Facebook, o mundo era diferente. Um golpe não ocorrerá em nenhum caso. A imprensa ainda não entende isso, e na campanha foi muito parcial, com análises muito infantis. O primeiro derrotado nas eleições de domingo será a Globo.

Diário do Centro do Mundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...