sábado, 15 de dezembro de 2012

Caatinga, a prata da seca



Bioma Caatinga

O que é Bioma?


Um Conjunto de ecossistemas com vegetação e clima característicos. Alguns biomas do Brasil são: floresta amazônica, mata atlântica, cerrado, pantanal, pampa e o nosso CAATINGA que é predominantemente do Nordeste Brasileiro.

O que é Caatinga?

A palavra Caatinga vem da língua indígena (guarani), significa “mata branca” ou “floresta branca”, devido ao fato de na maioria dos meses (na estação seca) sua vegetação perder as folhas, proporcionando um aspecto branco ou prateado à toda a paisagem. 



A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e ocupa cerca de 11% do território do país, distribuído nos estados da Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e vai até ao norte de Minas Gerais (935 mil Km² – Segundo Sampaio e Rodal em 2000).

O Clima nessa Região, chamada Polígono das Secas, é semi-árido, com baixa pluviosidade (entre 250 e 800 mm anuais), ocorrem com certa regularidade as chamadas secas e a insolação é muito forte devido sua proximidade do equador. 

As plantas e os animais da caatinga apresentam propriedades especificas que lhes permitem viver nestas condições desfavoráveis, porém sabemos que neste ambiente, aparentemente adverso, sua diversidade de animais e plantas e suas inúmeras interações, garantem ao sistema grande estabilidade.

Entre 2008 e 2009, a Caatinga, perdeu 1.921 quilômetros quadrados (km²) de vegetação nativa, uma área equivalente a 200 campos de futebol. 

Os estados que mais desmataram o bioma entre 2008 e 2009 foram a Bahia, o Ceará e Piauí, que juntos foram responsáveis por 77% da derrubada total no período. Os dados são do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

Hoje, a Caatinga já teve 45,4% de seu território desmatado, cerca de 400 km² a menos de vegetação original. O desmatamento mais recente do bioma está ligado com a exploração ilegal de madeira para produção de carvão, criação de gado, entre outros. Além da ameaça do desmatamento, o bioma é um dos mais vulneráveis às mudanças climáticas, com áreas sobgraves risco de desertificação.

Enquanto a gente aprecia todos os dias o encantamento dos causos na telinha, um pedaço do seu cenário some do mapa brasileiro...
Se a Caatinga tá sumindo, que dirá o povo SERTANEJO ?! Ficará apenas na Xilografia?


Blogosfera ...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...