terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Escola Pública de Excelência é Possível,


Cid Benjamin

Ontem, segunda-feira, participei de debates na Escola Sesc do Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá, juntamente com Daniel Aarão Reis e Elinor Brito. O tema de nossas palestras foi a ditadura militar.

Fiquei vivamente impressionado com o que vi.

A escola atende a cerca de 500 alunos, provenientes de todos os estados da Federação. O ingresso é por concurso e as vagas são em número proporcional à população de cada estado. Para evitar que estudantes com origem em famílias abastadas sejam favorecidas, há um sistema em que são dados pontos extras para alunos provenientes de famílias mais pobres.

As instalações da escola são excepcionais. Sem qualquer exagero, me senti como se ainda estivesse em meu exílio na Suécia, nos anos 70 do século passado.

Alunos e professores, estes últimos trabalhando em regime de dedicação exclusiva, residem na própria escola. Visitei o apartamento em que mora uma professora: é amplo e arejado, com sala, três quartos (uma suíte), num prédio de três andares. O apartamento em frente, de igual qualidade, é ocupado por seis ou sete alunos (eram dois apartamento por andar).

As turmas são de 15 alunos e cada professor monitora um grupo também de 15 estudantes ao longo dos três anos em que eles estão na escola. O ensino é em tempo integral.

A biblioteca é de fazer inveja às de nossas universidades.

Tudo, absolutamente tudo - ensino, moradia, alimentação, uniforme e material didático – é inteiramente gratuito.

O resultado é que, ao cabo dos três anos em que cursam a escola, 92% dos alunos ingressam em universidades públicas.

Saí de lá pensando o que seria o Brasil se aquelas condições fossem oferecidas a todas as crianças. E ainda mais convencido de que um projeto que universalize a escola pública de excelência é possível, necessário e urgente. Basta que seja prioridade dos governos e que se destinem recursos suficientes para tal. Não importa de onde sejam retirados esses recursos.

Não haveria medida de maior alcance social numa sociedade como a nossa do que oferecer condições como estas a todas as crianças e jovens.

Em 20 anos seríamos um outro país.

Acima, foto das instalações da escola.


Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...