quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Zaidan : O crime ( de colarinho branco) compensa


Michel Zaidan Filho: O crime ( de colarinho branco) compensa


Pretendia acabar o ano em paz, em harmonia comigo e com os outros. E aí veio a notícia de que o governador em exercício do Maranhão concedeu, no apagar das luzes, uma aposentadoria de 24.000,00 à ex-governadora do Estado, Roseana Sarney. Como se isso fosse pouco, veio a outra bomba: o presidente da Câmara dos Deputados, o potiguar Eduardo Henrique concedeu (?) à viúva do ex-governador de Pernambuco uma pensão vitalícia de 16.000,00 , pela morte do esposo, e uma pensão de 3.000,00 cada um dos filhos menores do político desaparecido. Poderíamos, candidamente, indagar o que ligar essas figurinhas? - a resposta é o propinoduto da Petrobras e a derrota nas eleições estaduais.

Como é possível conceber uma pensão vitalícia para um dos rebentos da oligarquia Sarney, pelo fato de sua humilhante derrota no Maranhão e o incerto destino desse grupo político maranhense? 0 governador eleito já tinha solicitado à justiça o bloqueio das contas do Estado, exatamente para que os recursos públicos não fossem dilapidados pelos derrotados. Pelo visto, não conseguiu evitar a patranha da concessão a uma ex-governadora que levou o seu Estado ao caos e renunciou ao mandato, para não entregar o cargo ao sucessor, o deputado Flávio Dino. 0 caso de Pernambuco é mais clamoroso: o principal político envolvido nos escândalos da lavagem de dinheiro público oriundo dos contratos fraudulentos da Petrobras, segundo as declarações do diretor da estatal, é justamente o político falecido num desastre de avião até hoje não esclarecido. Como se explica que uma pessoa que aparece em todas as listas de políticos beneficiados pelo propinoduto da estatal seja, agora, agraciado pela Câmara dos Deputados, através de outra figura envolvida nos mesmos escândalos, com uma pensão post-mortem, não sendo mais nem governador nem deputado. E a pensão dos filhos (grandes)? Nem as filhas de general ou almirante gozam mais desses benefícios, extintos em nome da moralidade pública e da economia dos recursos públicos.

Uma dádiva como essa à viúva, que não é política, não é governadora ou deputada é um prêmio às atividades do ex-marido. Atividades que devem ser esmiuçadas com a próxima fase do processo Lava a Jato: aquela que investigará a responsabilidade civil e criminal dos governadores e deputados envolvidos no esquema de financiamento de campanhas eleitorais com repasse, por empresas prestadoras de serviço à Petrobras, de milhões e milhões de reais. Quando o relator do processo no STF, ministro Theori Zavascki, citar o nome dos principais políticos beneficiados pelo esquema criminoso de desvio de dinheiro público, caberá a Pernambuco a honra de encabeçar a lista com os apelativos nominais de Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, Sérgio Guerra e outros bem conhecidos. Que faremos? Vamos erguer uma estátua em praça pública para reverenciar a memória dessas criaturas e instituir a bandalheira em nosso Estado? 0u vamos retificar o choro, as lágrimas, a devoção pública, os cargos, as honrarias e pensões concedidas, a toque de caixa, no apagar das luzes do ano civil de 2014?

Seja lá como for, se nenhuma providencia for adotada, poderemos ensinar às crianças, nas escolas públicas de Pernambuco, que o crime compensa. Vale a pena desviar dinheiro público para corromper os partidos e os candidatos. Pois, mesmo que não nos elejamos, a nossa família vai se dá bem, estarão todos devidamente amparados pela generosidade do erário público estadual ou federal, pouco importa. E os demais pensionistas do INSS e dos Institutos públicos de Aposentadoria que se danem!


Michel Zaidan Filho é filósofo, historiador, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco.



Nota do Editor: É para tirar o sossego mesmo, professor. As ações lesivas aos interesses público não param por aí. O vice de Roseana Sarney foi indicado para o Tribunal de Contas do Estado. Com a sua renúncia - havia até elementos para a abertura de um processo de impeachment - assumiu o Governo daquele Estado, o Deputado Estadual Arnaldo Melo, do PMDB. Vai ficar no Governo por um período de apenas 21 dias, mas fará jus a uma pensão vitalícia de 21 mil reais, conforme prevê a Constituição do Estado, feita sob medida para atender aos interesses do clã. Roseana já recebe algo em torno de 22 mil de aposentadoria como ex-funcionária do Senado Federal. Irá acumular os dois proventos? A ex-governadora, segundo o jornal o Estado de São Paulo, criou uma lei que lhes faculta nomear assessores diretos até por quatros anos, mesmo fora do cargo.Também passei a ficar um pouco apreensivo com o futuro governo do comunista Flávio Dino. Boa parte do secretariado anunciado participava da cerimônia de beija-mão dos Sarney.

Postado por José Luiz Gomes às 10:06


Blog do Jolugue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...