terça-feira, 31 de julho de 2012
Denunciar a publicidade misógina e sexista
Convidam a denunciar em campanha publicidade misógina e sexista
Adital
Com o objetivo de denunciar e visibilizar a publicidade misógina e sexista que não promove a equidade de gênero, a associação civil La Cabaretiza lançou pelo segundo ano consecutivo a campanha Publivíboras 2010, a qual premia, por meio da ironia, as mensagens publicitárias mais apontadas como ofensivas contra as mulheres.
Esta campanha "requer a participação cidadã”, pois consiste em que as pessoas identifiquem e denunciem aquela publicidade que promove a violência de gênero, apontou Luz Elena Aranda, integrante de Publivíboras.
As pessoas que desejam participar deverão reconhecer na rua, no rádio e na televisão imagens, anúncios, cartazes, espetaculares, folhetos e comerciais que fomentem a misoginia e o sexismo; nestes anúncios deverão pegar decalcomanias com a legenda: "Esta publicidade é ofensiva contra as mulheres”; deverão tomar uma foto do anúncio e postá-la na página Facebook/laspublivíboras.
No caso de que não se possa pegar a decalcomania na frase, imagem ou vídeo, se descreverá o anúncio em dita página da rede social.
Nos próximos 4 e 28 de agosto, a organização civil realizará dois "trabalhos de rua” nos quais haverá música, Cabaret e convites aos pedestres a pegar decalcomanias nos anúncios que considerem misóginos ou sexistas. Ambas as ações serão anunciadas previamente no Facebook, assim como informação de como e onde obter as decalcomanias.
Os trios se armarão a partir da publicidade que as pessoas tenham postado. A premiação ocorrerá na Noite das Publivíboras, que ocorrerá no próximo 14 de outubro às 19h em ponto no Teatro da Cidade.
À publicidade "ganhadora” a organização civil mandará um diploma em que comunicará que seu comercial foi "ganhador” na Noite das Publivíboras por ser o anúncio mais misógino.
Sensibilizar a cidadania
À diferença da anterior, realizada em 29 de novembro de 2011, nesta campanha os integrantes do "Observatório das Publivíboras” – Luz Elena Aranda, Tania Ramírez, Yurief Nieves e Ana Francis Mor – realizarão um "exercício de sensibilização” sobre equidade de gênero com universitários, atores e atrizes apresentadores dos trios e publicitários.
"Iremos às universidades fazer um exercício de sensibilização com eles, estará presente o Cabaret, onde apresentaremos a campanha e convidaremos os garotos a somar-se a ela. Com os apresentadores dos trios teremos um exercício prévio à Noite das Publivíboras, também um exercício de sensibilização. A ideia com as empresas – "ganhadoras” por seus anúncios misóginos -, é convidá-las a uma jornada de trabalho para falar de publicidade misógina e sexista e como podemos fazer publicidade que não seja”, sublinhou Luz Elena Aranda.
Sopt em vídeo:
http://www.notiese.org/videos.php?vd_id=51
Spots de rádio
http://soundcloud.com/la-cabaretiza/spot-de-belleza-2-la-noche-de
http://soundcloud.com/la-cabaretiza/spot-de-hogar-1-la-noche-de
http://soundcloud.com/la-cabaretiza/spot-de-hogar-2-la-noche-de
A notícia é de Notiese, por Yared de la Rosa1ª/*-
Adital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E como faz para denunciar essas propagandas à justiça?
ResponderExcluir