Ivana Bentes
O que mais chama atenção nos debates eleitorais e ontem não foi diferente é como eles se movem apenas por clichês e macro-temas, "tags" em torno das quais todos os posicionamentos já estão dados e são sempre duais, não avançam.
A começar pelos "temas" sorteados por Bonner que já valiam um editorial: Corrupção Estatais, "Risco Brasil" (!!!) etc. Ai só resta a retórica. Aécio fazendo da corrupção uma ladainha, dizendo eqivocadamente que o PT apenas "convive" e "administra" a pobreza e ele e seu partido querem "superá-la". O debate Dilma/Aécio em torno das Estatais e privatizações, empacado na privataria X super Estado.
As questões de comportamento todas evitadas com respostas técnicas e não politicas "eu cumpro a lei" no que diz respeito a aborto, drogas, meio ambiente, LGBT, mesmo que a lei não mais responda a exigência de direitos e liberdades.
Mas o mais patético são mesmo os memes racistas, homofóbico, anti-esquerda de Levy Fidélix: "te vi abraçada com uma estátua de Che Guevara" pra Luciana Genro , a obsessão tosca por Cuba, a caricatura anti-usuários de drogas "todos esses garotos drogados", a mentalidade realmente obscurantista contra todas as minorias, o desejo de vingança regressiva contra os presidiários e ataque aos homossexuais. E o mais terrivel é saber que todos esses clichês e ideário tem base na sociedade
O melhor dessa eleição é que explicita a encruzilhada. Vamos continuar "cumprindo a lei" defasada, injusta, criminalizante dos muitos ou é hora da virada de imaginário, esboçada num primeiro momento por Marina, que desmilinguiu, e que concretamente pode ser operada, cavada, desentranhada das forças vivas da sociedade que atravessam o projeto Lula/Dilma.
Mais uma vez Luciana Genro e Eduardo Jorge seguem aproveitando o horário eleitoral para avançar nos temas mais dificeis e impopulares. Sim, as questões do campo da cultura não existem como "problema" nem para Bonner nem para os candidatos, o que é sintomático de que a disputa é por uma nova "cultura" politica também
Ivana Bentes Facebook
Ivana Bentes Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário