A três dias do prazo final (30.06) para a realização das convenções oficiais de homologação das candidaturas para as eleições deste ano e definidos os nossos candidatos, Elmano de Freitas à prefeitura de Fortaleza, e o senador Humberto Costa (PT-PE) à do Recife, chegam-nos boas notícias sobre a participação do PT na disputa também em Salvador e em João Pessoa.
Com o apoio anunciado hoje pelo PC do B da Bahia - que indicará o vice - o nosso candidato a prefeito de Salvador, deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) fecha uma das mais amplas coligações partidárias formadas no país para a disputa da eleição municipal deste ano.
Pelegrino sai pela coligação já acertada PT-PCdoB-PSB-PP-PTB-PSC-PSDC-PTC-PTdoB, mas segundo o presidente estadual do PT baiano, Jorge Neres, são satisfatórios os entendimentos e a aliança pode obter até amanhã, quando se realiza a convenção municipal em Salvador, também a adesão do PDT.
Pelegrino forma uma das mais amplas coligações no país
Nosso candidato sai, assim, por uma coligação de uma dezena de partidos, o que lhe dará bom tempo de propaganda eleitoral gratuíta no rádio e na TV, suficiente para ele chegar ao 1º turno a 7 de outubro empatado, se não na frente do candidato a prefeito pelo DEM, deputado ACM Neto (BA).
Até agora as pesquisas situam ACM Neto em 1º com 30 pontos e Pelegrino em 2º com uma média de 20 pontos na corrida, mas segundo João Neres essa é a média que o candidato demo tem desde o início da corrida eleitoral e o teto de votação do carlismo (de seu avô, o falecido senador Antônio Carlos Magalhães), em Salvador.
Em João Pessoa, onde a convenção municipal do PT se realiza neste sábado, o candidato a prefeito pelo partido, Luciano Cartaxo, conta com o apoio do atual prefeito Luciano Agra (ex-PSB, agora sem partido) e sai por uma aliança de quatro legendas, PT-PRB-PP-PPS.
No páreo, com chances, também em João Pessoa
Vamos disputar com mais três candidatos, o ex-governador José Maranhão (PMDB), o senador Cícero Lucena (PSDB) e Estela Izabel (PSB), a candidata do governador Ricardo Coutinho (PSB). Maranhão tem uma média de 20% nas pesquisas, Lucena, 19%, nosso candidato, Luciano Cartaxo, 10% e Estela Izabel, 5%.
Mas Cartaxo é o postulante menos reprovado pelo eleitorado, enquanto Maranhão e Lucena tem uma rejeição média de 30% e Estela Izabel de 20%. Segundo o presidente regional do PT da Paraiba, Rodrigo Soares, o candidato petista é o nome que mais cresce nas pesquisas em João Pessoa e tem, assim, todas as condições de chegar na frente no 1º turno a 7 de outubro, e de vencer se a eleição for para o 2º turno.
Quer dizer, as notícias do Nordeste são boas para nós petistas e para nossos aliados, mas não se pode dizer o mesmo para os nossos adversários, o PSDB e a oposição, que elegeram o Nordeste como a região em que pretendem bater o PT eleitoralmente e enfraquecê-lo já como parte da disputa nacional da eleição de 2014.
Blog do Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário