terça-feira, 3 de novembro de 2009
Projeto do TRT apresenta Lei do Trabalho em forma de cordel
O projeto intitulado “Cordel do Trabalho”, de autoria da Assessoria de Comunicação do TRT e lançado pela Associação dos magistrados do Trabalho (Amatra 13) e pelo próprio Tribunal, será apresentado nesta quarta-feira (4) às 19h, no I Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho, evento que acontecerá no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú.
Os repentes que vão ensinar aos trabalhadores sobre o que diz a lei em relação aos seus direitos são de autoria do poeta popular Oliveira de Panelas. Eles abordam, entre outros temas, salário, férias, fundo de garantia, aviso prévio, demissão, descanso semanal, trabalho doméstico e assédio moral e sexual.
Para que o projeto alcance realmente a população, a Presidência do TRT vai buscar o apoio das emissoras de rádio de todo o estado. CDs com os 15 versos, de 30 e 45 segundos, interpretados por Oliveira de Panelas, serão distribuídos com as emissoras.
Segundo o presidente da Amatra, juiz André Machado, o Cordel do Trabalho é fruto da compreensão da Amatra 13 quanto à necessidade de esclarecimento da população acerca dos seus direitos fundamentais.
“Através desse projeto, poderemos levar aos cidadãos paraibanos, notadamente os mais humildes e que residem em locais distantes dos grandes centros, noções de cidadania e justiça através da autêntica cultura popular”.
Confira, abaixo, o cordel sobre Carteira de Trabalho:
Carteira de Trabalho
A carteira de trabalho,
Seu documento ideal,
Ela é obrigatória
Na vida profissional,
Traz o reconhecimento
De salário e vencimento
Deveres do empregador,
Dá registro aos benefícios
Cria o vínculo empregatício
A todo trabalhador.
Com TRT-PB
PB1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário