sábado, 7 de novembro de 2009
Muros ao redor do mundo: México-Estados Unidos
A fronteira entre México e Estados Unidos tem 3,2 mil quilômetros. O governo americano construiu um muro de metal em um terço de sua extensão. Estima-se que foram investidos mais de US$ 2,4 milhões na barreira para dificultar a passagem de imigrantes ilegais vindos do México e América Central.
A construção do muro começou em 1991, mas foi em 1994 que os Estados Unidos decidiram intensificar a segurança sob a chamada “Operação Guardião”.
Em quinze anos, segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos do México, mais de 5,6 mil imigrantes ilegais morreram tentando cruzar a fronteira. A maioria, em consequência das altas temperaturas do deserto.
Centenas de famílias ficaram separadas pelo muro que atualmente praticamente impede o contato entre os dois lados.
Em alguns pontos da fronteira, além do muro há três cercas de arame que impedem qualquer tipo de contato entre os dois lados. Com a altura média de 4 ou 5 metros, o muro tem sido equipado recentemente com uma série de dispositivos tecnológicos como detectores infravermelhos, câmeras, radares, torres de controle e sensores de terra para controle mais eficiente da fronteira.
BBC Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário