sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Imprensa "Baba Ovo"


" Veículos de comunicação se transformarem em trampolim e acordos com o Poder de Plantão"

O Blog do Walter Santos analisa, neste domingo (5), a polêmica no Caso Tião Gomes e Cássio Cunha Lima. Após o vazamento de mensagens de um grupo de WhatsApp, o jornalista analisa a postura e conteúdo na Mídia.

A crise Cássio - Tião, a verdade da Mídia e necessidade de Regulação

Nestes últimos dias, chamou muito a atenção da sociedade o conflito na Mídia exposto a partir de reação do senador Cássio Cunha Lima contra o jornalista e procurador Tião Lucena chamando-o de "Baba Ovo" de governos por conta da publicação pelo multimídia de um recorte de Jornal onde o parlamentar, então superintendente da Sudene, se posicionava contra a Transposição do Rio São Francisco por considerar obra muito cara.



A abordagem de agora faz sentido porque o fato motivou uma guerra entre jornalistas e assessores de alguma forma defendendo o Senador e da outra parte advogando pró Tião - numa cena triste de intolerância tamanho ódio implantado nas Redes Sociais.



A razão, a análise básica do fato e a manipulação de dados motivam neste momento um mergulho sobre a grave situação de postura e conteúdo da Mídia - há tempo sem fazer Jornalismo na essência. Tudo virou sobrevivência, negócios e partidarismo.



ANTES DA PÉSSIMA CONDUTA DA MÍDIA



O fato exposto por Tião Lucena precisa ser encarado na essência do que se tem como verdade ou procedência.



Ou seja, à época Cássio disse ou não que a Transposição era inviável?



Esta é a questão de fundo e que, para desconforto do senador, se trata de registro real, mesmo hoje ele tendo outra opinião.



Mas como Autoridade no nível a que chegou, Cássio não pode se comportar como o fez.



A MIDIA TOMADA PELO NEGÓCIO E POLITICA



Faz muito tempo, no Brasil e na Paraíba, como de sorte no Mundo - vide a reação se Donald Trump chamando o New York Times de jornal falido -, em todas as ambiências a necessidade de sobrevivência tem feito os veículos de comunicação se transformarem em trampolim e acordos com o Poder de Plantão.



No meio de campo, perduram os mais afoitos que partem para agressões - não foi o caso agora de Tião - cumprindo missões agressivas mandadas pelo dono da Mídia ou chefe político de plantão fazendo o Jornalismo ficar há quilômetros de distância.



Ultimamente, para piorar a situação, muitos veículos de comunicação passaram a fazer o papel dos partidos - o Impeachment de Dilma prova isso - por decadência moral da classe política e a sobrevivência financeira da Mídia fazendo o Pais enfrentar tudo o que sabemos.



Se isso fosse pouco, as Redes Sociais trouxeram a impostura de muitos promovendo a intolerância, a violência verbal, etc., por fatores ideológicos e subserviência a projetos políticos sem densidade moral.



DETALHE DA MIDIA NACIONAL



Até 2002, Governo FHC, somente 192 empresas abocanhavam os bilhões de propaganda federal. A Rede Globo ficava com mais de 56%.



Veio o Governo Lula, e a nova ordem comandada por Jose Dirceu e Luiz Gushiken permitiram que ao final do governo de Luiz Inácio já eram mais de 5 mil empresas tendo acesso ao dinheiro da propaganda federal.



Com Dilma Rousseff, passou de 8 mil empresas.



Este é um dos principais motivos para o ódio espalhado pela Grande Mídia contra Lula, Dilma, Zé Dirceu, etc.



A REGULAÇÃO



Por essas e outras, precisamos de uma nova Regulação da Mídia para impedir que o Monopólio destrua o mínimo de Jornalismo decente.



Só não estamos no Inferno de acesso mínimo à informação por força das Redes Sociais.



Wscom




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