sábado, 12 de maio de 2012

Campina Grande, médicos do PSF entrarão em greve




Médicos do PSF entram em greve na segunda-feira



Concursados reivindicam equiparação do vencimento básico com médicos da rede hospitalar.

A partir da próxima segunda-feira, os médicos concursados do Programa de Saúde da Família (PSF), de Campina Grande, deverão iniciar uma greve. Segundo eles, a principal reivindicação é a equiparação do vencimento básico com os dos médicos da rede hospitalar.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), um documento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde teria vencido ontem, sem resposta. Mas conforme a secretária de Saúde, Tatiana Medeiros, a greve não tem justificativa, já que para atingirem um patamar mais alto, os profissionais do PSF precisariam se especializar.

Os médicos deflagraram a greve na última sexta-feira e durante toda a semana deverão realizar manifestações, inclusive com palestras sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a médica do PSF, Giovanna Cordeiro, com a criação de um Plano de Cargos e Carreira da categoria, há cerca de seis meses, os profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde ficaram com o vencimento básico inferior aos médicos da rede. “O plano se dividiu em seis grupos, e nós do PSF ficamos no grupo 5, com um vencimento básico menor. Nós estamos sofrendo um preconceito, porque trabalhamos tanto quanto os demais médicos, e considerando ainda a importância da atenção básica”, disse ela.

A médica também informou que dos 90 médicos que foram convocados depois do concurso, apenas 45 ainda permanecem, e que as condições, como baixos salários e falta de estrutura, foram as principais causas do abandono do cargo. “Pelo menos 85% dos médicos concursados aderiram à greve e já estão de braços cruzados. A partir de segunda-feira, a atenção básica, que se resume ao atendimento de gestantes, idosos, crianças, etc., ficará sem os médicos”, contou.

A secretária Tatiana Medeiros informou que o documento com a pauta de reivindicações já foi encaminhado à procuradoria do município e que a comissão que elaborou o plano também se reunirá para uma análise do documento.

A secretária também afirmou que os médicos da rede pública já recebem o piso nacional desde 2010.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...