quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Consumo: Lucrando com as crianças
No dia 1º de outubro, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, monitorou cinco canais infantis da TV fechada (Discovery Kids, Cartoon, Disney XD, Nickelodeon, Boomerang) e dois canais abertos (SBT e Globo) para identificar a quantidade de publicidade dirigida a crianças. Foram monitoradas dez horas de programação (das 8h às 18h) e identificadas cerca de 350 publicidades diferentes, com um total de aproximadamente 1.100 inserções comerciais.
“O Dia das Crianças, que deveria celebrar a importância da infância, vem sendo comemorado com o incentivo ao consumo desenfreado. O objetivo desse levantamento foi mostrar os excessos e cobrar dos órgãos competentes um posicionamento frente à proteção da infância”, explica Isabella Henriques, coordenadora geral do Projeto Criança e Consumo. Os dados foram encaminhados para Anatel, Conanda, Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (DJCTQ) e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ambos do Ministério da Justiça, Procon – SP, Conar e outras sete entidades ligadas ao mercado anunciante.
Mais de 76% dos anúncios foram de brinquedos. As empresas que mais anunciaram foram a Hasbro, com cerca de 260 inserções de 60 produtos diferentes; Mattel, com quase 200 inserções de 55 produtos, e a Candide, com aproximadamente 50 inserções de 25 produtos.
Com relação aos canais que mais veicularam publicidade para crianças, os destaques foram Cartoon Network e Discovery Kids, com cerca de 275 e 230 inserções, respectivamente – uma média de 13 e 11 comerciais a cada meia hora.
Os mais anunciados
Identificada como o maior anunciante para o público infantil no período do Dia das Crianças, a indústria de brinquedos investiu fortemente em campanhas publicitárias. Além de se aproveitar da vulnerabilidade infantil e da falta de capacidade crítica da criança, que ainda está em processo de desenvolvimento e, portanto, não tem condições de avaliar as mensagens de forma consciente, muitos anúncios incitam a violência, estimulam o consumismo e valores materialistas.
No total os dez brinquedos mais anunciados foram os seguintes: . Comidinha de Cinema (Hasbro) . Nerf Rapid Fire (Hasbro) . Star Wars Clone Wars (Hasbro) . Twister Movies com 2 tapetes (Hasbro) . Twister Dance DVD Eliana (Hasbro) . Helicóptero Pelicano H18 (Candide) . Quest (Grow) . War (Grow) . Monopoly (Hasbro) . Star Wars Clone Wars Sabre de Luz (Hasbro)
Sobre o Projeto Criança e Consumo
O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, desenvolve atividades que despertam a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Debater e apontar meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude faz parte do conjunto de ações pioneiras do projeto que busca, como uma de suas metas, a proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil.
Blog Ciranda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário