sábado, 22 de maio de 2010
Marina promete ‘Sistema Único de Educação’ em evento com prefeitos
A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, prometeu nesta quarta-feira (19), durante sabatina da Confederação Nacional de Municípios (CNM), criar o “Sistema Único de Educação”, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), para resolver o problema da educação no país. “A Conferência Nacional da Educação propôs um sistema único de educação. Eu acho que é uma saída. Da mesma forma que temos o SUS [Sistema Único de Saúde], vamos ter o Sistema Único da Educação que pense a educação desde a educação infantil até a universidade”, afirmou Marina.
A candidata do PV também disse ser favorável a elevação dos recursos destinados à educação fundamental de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 5% do PIB: “Vamos trabalhar para que os recursos da educação possam ser aumentados.”
Marina também pregou saídas alternativas para a criação de creches que possam solucionar o problemas dos pais e mães de família que não têm lugar para deixar os filhos enquanto trabalham. “É fundamental que agente possa ter ação compartilhada buscando saídas inovadoras para questão da cresce. É possível fazer creches comunitárias”, disse Marina. “Como professora e como mãe que já trabalhou e que muitas vezes teve que sair 5h da manhã para deixar a filha na casa de um parente, sei o quanto é importante ter um espaço digno para deixar o filho para poder ir trabalhar”, complementou.
Marina discursou para uma plateia de mais de mil prefeitos em um hotel às margens do Lago Paranoá, em Brasília. A exemplo do pré-candidato do PSDB, José Serra, Marina foi recebida de pé e com aplausos ao entrar no auditório. A pré-candidata do PV teve dois minutos para fazer uma saudação aos prefeitos antes de começar a responder as questões elaboradas pela CNM, organizadora do evento.
A pré-candidata do PV foi a segunda a ser sabatinada na manhã desta quarta. Depois dela, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, também irá responder as mesmas questões, que são apresentadas em uma gravação de áudio, para evitar diferenciação. A ordem foi definida por sorteio e o critério de escolha dos concorrentes foi definido pela CNM a partir da pesquisa do Instituto Datafolha, que apontou os três concorrentes mais bem colocados na disputa pelo Palácio do Planalto.
Paraíba 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário