Jornal GGN - Em maio de 2017, o jornalista Luis Nassif entrevistou para o canal do GGN no Youtube um dos mais renomados cientistas políticos do País, Wanderley Guilherme dos Santos. Na oportunidade, o professor aposentado da UFRJ avaliou que "a etapa que desestruturou a democracia brasileira pode ter chegado no seu 'apogeu', pela forma como movimentos populares começaram a se manifestar, sobretudo em resposta às reformas da previdência e trabalhista."
E essa “aparente virada de jogo, torna mais angustiante a perspectiva de curto prazo” dos setores que apoiaram e apostaram no golpe, incluindo a grade mídia, de evitarem que um representante das forças populares vença a eleição presidencial em 2018.
“Está cada vez mais difícil para eles, porque Lula pode ser eleito, e se o ex-presidente não puder ser eleito por ter a candidatura inviabilizada, ele pode apontar alguém e Lula, apontando alguém, é complicado, ainda mais estando preso”.
A perspectiva, para o cientista político, é que as próximas cenas da história nacional vão se intensificar e os setores diretamente responsáveis pelo golpe vão usar todas as armas possíveis para “não permitir a volta das forças populares ao circuito normal do diálogo democrático”.
Ele também avaliou que o "próximo presidente da República com legitimidade popular pelo voto tem de fazer uma campanha dizendo: 'Vou rever tudo, vou mudar tudo [o que foi feito pelo governo Temer'. Vamos recomeçar o caminho da democracia includente que estávamos", sugeriu.
GGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário