quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Reforma agrária: uma pergunta procedente



Muito procedente a pergunta feita no artigo "Em defesa da democracia e do MST", publicado hoje na FSP, por seus autores, Plínio De Arruda Sampaio, Pedro Tierra e Osvaldo Russo: se a agricultura brasileira é tão moderna e produtiva, por que o agronegócio teme tanto a atualização dos índices de produtividade?

"O ódio das oligarquias jamais perde de vista um desses novos instrumentos de organização e luta: o MST. Esse movimento paga diariamente com suor e sangue - como há pouco no Rio Grande do Sul - por sua ousadia de questionar um dos pilares da desigualdade: o monopólio da terra."

O trecho que escrevi acima é destacado pelos autores, ao escrever sobre a polêmica e reações radicais dos senhores da terra e do agronegócio à decisão do governo Lula de atualizar os índices de produtividade das propriedades rurais para fins de reforma agrária, vigente no Brasil há nada menos que 34 anos.

Não deixe de ler esse artigo de Plínio De Arruda Sampaio, Pedro Tierra e Osvaldo Russo publicado na Folha de S.Paulo de 21/09/2009.

Do Blog do Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...