terça-feira, 10 de novembro de 2015
O Livro Vermelho, catecismo maoísta
O Livro Vermelho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Autor (es) Mao Tsé-Tung Idioma Chinês País China Assunto Maoismo Género Teoria política Editora Governo da República Popular da China Lançamento abril de 1964 (51 anos)
Citações do Presidente Mao Tsé-Tung (Chinês simplificado: 毛主席语录; pinyin: Máo - zhǔxí yǔlù) ou O Pequeno Livro Vermelho (Chinês simplificado: 红宝书) ou ainda O Livro Vermelho ou O Livrinho Vermelho (Chinês simplificado: 小红书) como é mais conhecido no Ocidente, conforme sugere o próprio nome é uma coletânea de citações do presidente da República Popular da China Mao Tsé-Tung e uma forma de culto à sua personalidade. Foi organizado por Lin Piao, Ministro da Defesa de Mao.[1] O livro possui 33 capítulos. Seus tópicos abordam a ideologia de Mao, conhecido no Ocidente como Maoismo ou oficialmente como "Pensamento de Mao Tsé-Tung". Inicialmente publicado na China, teve distribuição internacional após abril de 1964.
A distribuição subsidiada deste livro pelo governo comunista chinês fez com que "O Livro Vermelho" se tornasse o segundo livro mais vendido na história, atrás apenas da Bíblia, tendo aproximadamente 900 milhões de cópias impressa.[carece de fontes] A popularidade do livro está ligada ao fato de que é uma exigência "não-oficial" para todo cidadão chinês possuir o livro, exigência essa que se fez notar especialmente durante a Revolução Cultural.
Durante a Revolução Cultural, o livro passou a ser estudado não só nas escolas mas também sua leitura era exigida no mercado de trabalho. Todas os setores da sociedade, industria, comércio, agrícola, administração civil, e nos setores militares, era organizado sessões de leitura do livro durante várias horas por dia no trabalho.
Durante os anos 60, o livro era um ícone importante na cultura da China, tão visto quanto a imagem de Mao. Em cartazes e quadros criados pelos artistas de propaganda do PCC, Mao era muitas vezes visto com uma cópia do livro na mão dele. Depois do fim da Revolução Cultural em 1976 e a subida ao poder de Deng Xiaoping em 1978, a importância do livro diminuiu consideravelmente.
Atualmente, a identidade de seu verdadeiro autor é questionada. Fontes alegam que O Livro Vermelho teria sido escrito Hu Qiaomu, ajudante de ordens de Mao por 25 anos.[2]
Conteúdo e formato
O Livro Vermelho compreende 427 citações de Mao, divididas em 33 capítulos. As citações de Mao eram em negrito ou em vermelho para serem bem destacadas. É também chamado de "Reflexões do presidente Mao" por muitos chineses. As citações compreendem poucos parágrafos. Na segunda metade do livro, uma forte tendência empirista evidencia-se no pensamento de Mao. A tabela abaixo resume o livro.
Capítulo; Número de citações; Título; Resumo
1, 13 , O Partido Comunista
O Partido Comunista chinês é o núcleo da revolução chinesa, e os seus princípios são baseados no marxismo-leninismo. Críticas devem ser realizadas dentro do Partido.
2, 22, Classes e luta de classe
A revolução, o reconhecimento das classes e da luta de classes, são necessárias para o povo e camponeses chineses superarem tanto inimigo e elementos nacionais como estrangeiros. Este não é um caminho simples, limpo, rápido ou sem luta.
3, 28, Socialismo e o comunismo
Socialismo deve ser desenvolvido na China e a rota para tal fim é uma revolução democrática, o que permitirá a consolidação socialista e comunista ao longo de um período de tempo. Também é importante para unir os meios camponeses e educá-los sobre as falhas do capitalismo..
4, 16, O tratamento correto das contradições entre o Povo
Existem pelo menos dois tipos básicos de contradição: contradições antagônicas que existem entre países comunistas e capitalistas e seus vizinhos e entre os povos e os inimigos do povo, e as contradições entre as próprias pessoas, as pessoas não estão convencidas do novo caminho da China, que deve ser tratado de forma democrática e não antagônicas.
5, 21, Guerra e Paz
A guerra é uma continuação da política, há pelo menos dois tipos: justas (progressivas) e guerras injustas, que apenas servem aos interesses burgueses. Embora as guerras não sejam boas, temos de permanecer prontos lutar em guerras contra as potências imperialistas.
6, 10, Imperialismo e reacionários, todos Tigres de Papel
O imperialismo dos Estados Unidos e da Europa e as forças reacionárias nacionais, representam perigos reais, a este respeito são como verdadeiros tigres. No entanto, porque o objetivo do comunismo chinês é justo, e interesses reacionários são egocêntricos e injustos, depois da luta, que será revelada a ser muito menos perigosa do que eram antes disso.
7, 10, Ouse Lutar e Ousar Ganhar
Lutar é desagradável e as pessoas da China preferem não fazê-lo em tudo. Ao mesmo tempo, estão dispostos a travar uma luta apenas de autopreservação contra elementos reacionários, tanto estrangeiros como nacionais.
8, 10, A Guerra de pessoas
As massas de China são a maior arma concebível por lutar contra imperialismo japonês e reacionários internos. Pontos estratégicos básico para a guerra contra o Kuomintang também são enumerados.
9, 8, O Exército das Pessoas
O exército do povo não é apenas um órgão para combater, é também um órgão para o avanço político do Partido, bem como da produção.
10, 14, Liderança e Comitês do Partido
A vida interna do Partido é discutida. Comitês são úteis para evitar a monopolização por outros e os membros do Partido devem demonstrar honestidade, serem abertos à discussões de problemas e da capacidade de aprender.
11, 22, A Linha de Massa
As massas representam à linha criativa e produtiva da população chinesa, que são potencialmente inesgotáveis. Membros do Partido devem assumir a liderança das massas e reinterpretarem a política no que diz respeito ao benefício das massas.
12, 21, Trabalho Político
É necessário que os intelectuais, estudantes, soldados e camponeses prestem atenção e envolvam-se com o trabalho político. Isto é particularmente necessário em tempos de guerra.
13, 7, Relações entre Oficiais e Homens
As relações democráticas não-antagônicas entre os oficiais e os homens são necessárias para um forte exército.
14, 6, Relações entre o exército e a República Popular
Um exército que é valorizado e respeitado pelo povo, e vice-versa, é uma força quase invencível. O exército e o povo tem de se unir com o fundamento básico do respeito.
15, 8, Democracia nos três principais domínios
Democracia e honestidade desempenham funções no âmbito da reforma do exército, assim como na vida do Partido e de outros quadros. A "Ultrademocracia" é a definição dos individualistas burgueses que têm aversão à disciplina e deve ser evitada.
16, 9, Educação e a Formação de Tropas
A educação deve ter uma base prática e política para o exército. Juntamente as linhas democráticas, também é possível para os agentes ensinar os soldados, para os soldados para ensinar os funcionários e para os soldados se ensinarem uns aos outros.
17, 9, Servir o Povo
É o dever dos dirigentes do Partido servir o povo. Sem os interesses do povo constantemente no coração, seu trabalho é inútil.
18, 7, Patriotismo e internacionalismo
Um patriota e um comunista internacionalista que possuí simpatia por lutas em outros países, não são princípios antagônicos, pelo contrário, estão profundamente ligados, como o comunismo se espalha por todo o mundo. Ao mesmo tempo, é importante para um país manter a modéstia e evitar arrogância.
19, 8, Heroísmo Revolucionário
A mesma energia e criatividade ilimitada das massas é também visível no exército, na sua luta com o estilo e a vontade indomável.
20, 8, Construir o nosso país, através de diligência e frugalidade
O caminho para a modernização da China será construído sobre os princípios da celeridade e simplicidade. Também não é legítimo relaxar e 50 anos depois, a modernização será realizada em uma escala maciça.
21, 13, Autossuficiência e luta árdua
É necessário que a China se torne autossuficiente no decurso da revolução, ao longo das linhas usuais da luta de classes.
22, 41, Formas de Pensar e Métodos de Trabalho
O materialismo dialético marxista, que conota a luta constante entre opostos em uma definição empírica, é o melhor método para uma melhoria constante. A análise objetiva dos problemas com base em resultados empíricos é um prêmio.
23, 9, Investigação e Estudos
É necessário investigar os fatos e a história de um problema, a fim de estudar e compreender este problema.
24, 15, Corrigir Ideias erradas
Arrogância, a falta de sucesso após um período próspero, egoísmo, fugir do trabalho, e liberalismo, são todos os males a serem evitados no desenvolvimento da China. Liberalismo é colocado no sentido de problemas envolvendo trabalho.
25, 5, Unidade
Unidade de massas, do Partido e de todo o país é essencial. Ao mesmo tempo, a crítica e a camaradagem são linhas possíveis, ao mesmo tempo uma unidade básica é sentida e preservado. Este é o método dialético.
26, 5, Disciplina
Disciplina não é a exclusão de métodos democráticos. Pontos básicos de conduta militar também são enumeradas.
27, 15, Crítica e autocrítica
A crítica é uma parte do método dialético marxista, que é parte fundamental para a melhoria; como tal, os comunistas não devem temê-la, mas exercê-la abertamente.
28, 18, Comunistas
Um comunista deve ser altruísta, com os interesses das massas no coração. Ele também deve possuir uma generosidade de espírito.
29, 11, Estruturas
As estruturas para unir e trabalhar para o povo, devem ter líderes versados no marxismo-leninismo. Eles devem ter tanto a liberdade de orientação e de usar a sua criatividade na resolução de problemas. Os dirigentes mais velhos devem trabalhar em conjunto com camaradagem e aprender uns com os outros.
30, 7, Juventude
A Juventude chinesa é a força vital da China. Ao mesmo tempo, é necessário educá-los, e a Liga da Juventude devem dar especial atenção aos seus problemas e interesses.
31, 7, Mulher
As mulheres representam uma grande força produtiva na China e a igualdade entre os sexos é uma das metas do comunismo.
32, 8, Cultura e Arte
Literatura e arte são discutidas com relação ao comunismo de uma forma ortodoxa.
33, 16, Estudo
É da responsabilidade de todos cultivar a si, e estudar profundamente o marxismo-leninismo. É também necessário para que as pessoas voltem sua atenção para problemas contemporâneos.
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