segunda-feira, 31 de março de 2014

PMJP inicia audiências regionais Orçamento Participativo nesta 4ª


Ao todo, serão 14 grandes encontros promovidos nas Regiões de Participação Popular | |

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começa na próxima quarta-feira (2), uma série de audiências regionais do Orçamento Participativo (OP). Ao todo, serão 14 grandes encontros promovidos nas Regiões de Participação Popular (RPP) – áreas que delimitam os 64 bairros e cerca de 50 comunidades da Capital – até o dia 30 de abril, sempre às 19h. Os eventos contarão com as presenças do prefeito Luciano Cartaxo, secretários, demais gestores e representantes das pastas que fazem parte da PMJP.

Começou a "degola" na Paraíba.


Funcionários são inimigos 

Começou a caça às bruxas no Governo da Paraíba. O governador Ricardo Coutinho(PSB) prepara a degola. 

São milhares de cargos de confiança que serão exonerados, em razão de desincompatibilização de função - alguns serão candidatos - e outros em razão de motivações políticas mesmo. 

Minha casa, minha vida; Como os EUA tratam os seus sem-teto


Raul Juste Lores

RESUMO Governo americano e ONGs investem grandes somas em programas que dão moradia, em vez de abrigo temporário, a sem-teto. Veteranos de guerra, ex-drogados e doentes mentais recebem apoio para reintegração à vida comum, e país vê queda no número de pessoas em situação de rua, apesar da crise econômica.

Deitado em um banco com encosto na praça Lafayette, em frente à Casa Branca, o porto-riquenho Miguel, 40, não acreditou na proposta feita por uma assistente social. "Oferecemos a você uma casa, ajudamos a pagar o aluguel, a comprar móveis e a cuidar da sua saúde", ele ouviu em uma madrugada no mês passado, em pleno inverno, em Washington.

domingo, 30 de março de 2014

Sobre o Socialismo Chinês


julho 1, 2013
Fernando Marcelino

Primeira digestão de uma curta viagem

         Algumas pessoas se revoltariam com o título deste texto. A primeira reação pública à ideia de retomar o debate sobre o socialismo chinês é, obviamente, uma risada sarcástica. Socialismo Chinês? Você não pode estar falando sério! A China não é aquele país que representa justamente o fracasso do socialismo e a adesão a um caminho de retorno total ao capitalismo, ainda para piorar sem democracia?

História Natural ; Chá de Sumiço e outros poemas assombrados



Andre Ricardo Aguiar 


Família de mendigos detida: ação institucional piora a situação



“Os maiores males infiltram-se na vida dos homens sob a ilusória aparência do bem.”

Mulher é detida da Paraíba acusada de obrigar os próprios filhos a mendigarem;


Uma mulher foi encaminhada ao Conselho Tutelar na tarde desta sexta-feira (28) em João Pessoa por obrigar os filhos a pedirem dinheiro na rua. Segundo a conselheira da Região Sul, Luzinete dos Santos Silva, ela distribuía os cinco filhos em semáforos das proximidades da Avenida João Machado para mendigar.

Favela da Maré em Estado de Sítio: Mandado de Busca Coletivo

Nova fase da guerra contra a pobreza

Dilma autoriza Forças Armadas a ocupar a favela da Maré

Soldados regulares seguem policial militar nas ruas da Maré, durante blitz

A presidenta Dilma Rousseff divulgou, neste sábado, a assinatura de decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o Palácio do Planalto, o decreto presidencial será publicado na edição da próxima segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU). A GLO confere poder de polícia às Forças Armadas, isto é, autorização para patrulha, vistoria e prisões em flagrante.

sábado, 29 de março de 2014

Seca se repete no Sertão: É possível agropecuária competitiva no Semi árido ?



O enfrentamento adequado à Seca 
Nordeste registra pior seca em 50 anos

Com a produção reduzida a 55.256 toneladas e o rebanho bovino mais afetado do Brasil, Paraíba soma os prejuízos da estiagem.



Alexsandra Tavares e Francisco França

Açudes Coremas Mãe D'Água e Boqueirão estão com mais ou menos 30% de sua capacidade, diz Fetag.

Apesar das chuvas das últimas semanas, o Nordeste enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. Segundo o relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), os prejuízos chegam a US$ 8 bilhões de dólares (R$ 18,5 bilhões).

Guerra das Águas no Sertão do Ceará.


Disputa por água de açude causa tensão e cria conflito entre cidades no sertão do Ceará


Carlos Madeiro


Comitê pela Liberação da Água do Açude Flor do Campo Através de Adutora

Açude tem 111 milhões de metros cúbicos, mas está com cerca de 15% de sua capacidade

A disputa pela água de um açude para abastecimento colocou em pé de guerra a população de três municípios do sertão cearense. O conflito envolve os municípios de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis, que lutam pela água do açude Flor do Campo, localizado em Novo Oriente.

Guerra das Águas no Brasil

Transposição: combustível  na fogueira

Órgãos federais tentam evitar que disputas cheguem à Justiça

João Fellet

Agência Nacional de Águas quer que Rio e São Paulo cheguem a consenso sobre gestão de suas águas

Enquanto São Paulo e Rio de Janeiro elevam o tom na maior disputa por água de que se tem notícia no país, órgãos federais tentam apaziguar os ânimos e evitar que o conflito chegue aos tribunais.

O temor é que uma radicalização do embate encoraja outros Estados a também recorrer à Justiça para resolver disputas hídricas com vizinhos.

Guerra das Águas no Oeste Norte Americano


Seca histórica agrava disputa por água no oeste dos EUA

Alessandra Corrêa

O controle sobre as águas do Rio Grande estão sendo disputadas entre Texas, Novo México e Colorado

A seca de proporções históricas que vem castigando o oeste americano há três anos tem exacerbado um problema comum na região: os conflitos pelo controle da água.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Berimbaobab



O “Berimbaobab Brasil Show” reúne alguns artistas da boa safra da música paraibana que a convite do Coletivo Tribo Éthnos integrarão juntamente com artistas e músicos senegaleses e franceses o projeto de residência artística que provavelmente acontecerá em janeiro de 2014 em João Pessoa e que é desdobramento da grande aventura realizada no Senegal e Gâmbia com duração de dois meses no início de 2012 batizada de “Berimbaobab”, estabelecendo uma ponte entre estas duas culturas tão próximas esteticamente mais ainda tão distantes geograficamente.

Morrendo no trabalho: Construção Civil na Paraíba

Em João Pessoa também se morre no trabalho

Operário cai de andaime e morre; já é o 2º caso grave de acidente no trabalho em uma semana

Samu ainda foi até o local para socorrer a vítima, mas o trabalhador já estava morto; delegada disse que o proprietário da obra onde ocorreu o acidente será intimado a prestar depoimento

Operário morre ao cair de andaime no Sertão. Vítima morreu no local.

Aqui podia morar gente!


Cláudio Marques


O Centro Histórico de Salvador amanheceu com dezenas de casas pintadas com a frase "Aqui Podia Morar Gente”. Todos os imóveis que foram marcados estão abandonados. Alguns, há décadas.

Trata-se de um protesto de moradores da região que estão cansados de ouvir as autoridades (em nível federal, estadual e municipal) falarem de forma leviana sobre a revitalização do Centro Histórico sem que nenhuma política concreta seja discutida e colocada em prática. Não existe planejamento para essa região, que é preciosa, verdadeira joia rara.

Sem água

Vladimir Safatle

Há várias maneiras de você dar a impressão de resolver um problema. Uma delas é deixando de nomeá-lo.

Se alguém pergunta sobre o problema você corrige e diz que o infeliz está usando o termo errado, que esse problema não descreve o caso em questão. É uma tática tão boa como esconder um elefante tentando impedir as pessoas de verem a totalidade do animal, ou seja, mostrando uma hora uma pata, na outra a tromba, como se elas fossem partes que não pertencessem a um mesmo objeto.

Assim, a cidade de São Paulo acredita que vai resolver seu problema de racionamento de água.

Para LGBT, Papa não muda tratamento da diversidade sexual


Marco Feliciano disse:

"A imprensa só deveria ser mais honesta e colocar com letras garrafais que, entretanto, o Papa disse que a igreja não muda seus posicionamentos. Ou seja, ela ama o pecador mas não ama o pecado. Aceita o homossexual, mas não aceita o ato homossexual. A igreja não muda o que a bíblia diz. Ao fazerem uma matéria com o tema que fizeram a mídia é desonesta, dá-se a entender q o Papa liberou o que a bíblia proibiu”, afirmou." Fonte: Terra

-------

Para organizações LGBT, Papa não expressa mudanças reais no tratamento da diversidade sexual

Marcela Belchior

Contrariando uma expectativa geral de mudança por parte de setores da sociedade civil organizada, organizações LGBT argentinas não acreditam que o Papa Francisco dê sinais de mudança concretas da Igreja Católica diante dos direitos humanos de gays, lésbicas, bissexuais e trans.

Deputados apoiam reforma política


Deputados manifestam apoio ao projeto popular de reforma política


A criação da Coalizão Parlamentar, aprovada por um grupo de parlamentares de vários partidos, na noite desta quarta-feira (26), na Câmara dos Deputados, vai reforçar a luta pela aprovação do projeto de iniciativa popular de reforma política. A primeira preocupação das 96 entidades que compõem a Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas é eliminar das eleições a influência do poder econômico nas eleições.

Salustiano Pinto

O objetivo da reunião realizada com os parlamentares é mobilizar deputados para que o Projeto de Lei entre na pauta do Congresso.

Como policiais acusados de crimes continuam nas ruas?


Caso Cláudia:
A jornalista Monica Waldvogel lembrou em seu Twitter que apenas o subtenente Adir Serrano está envolvido em pelo menos 63 mortes. O outro subtenente, Rodney Archango, está envolvido com 6 mortes.


Jefferson Puff e Luís Kawaguti

Corporativismo, controles deficientes, alterações de cenas de crime e morosidade das Justiças militar e civil são alguns dos fatores apontados por especialistas ouvidos pela BBC Brasil para explicar como policiais militares acusados de crimes continuam a patrulhar as ruas das cidades brasileiras.

Um dos casos mais recentes é o assassinato da auxiliar de serviços gerais Cláudia Silva Ferreira, que foi baleada durante uma operação policial no morro da Congonha, no Rio de Janeiro, e arrastada no asfalto por 350 metros presa ao porta-malas de um carro da polícia que deveria levá-la ao hospital.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Conflito nas UPPs do Rio: duas visões dissidentes



Luiz Eduardo Soares alerta: Cabral quer guerra para salvar sua imagem. 

André M. relata: tudo começou com uma desocupação arbitrária


Luiz Eduardo Soares


“Nada mais conveniente para um governo em ruína do que a oportunidade de uma guerra, porque nada dissolve tão rapidamente contradições quanto a identificação de inimigos, diante dos quais a sociedade dividida se coesiona e reforça a autoridade de seu líder. Foi assim com Videla, a crise da ditadura argentina e a guerra das Malvinas. Foi assim com Reagan, a crise social pós-queda do muro e a guerra às drogas. Foi assim com Bush, a crise interna de legitimidade e a guerra ao terror. E será assim com Cabral, o desastre de seu governo e a guerra ao trafico 2, o retorno, buscando reeditar a invasão militar do Alemão, com a cumplicidade ativa do governo federal e a cobertura preciosa da mídia neutra e objetiva.

A Anistia, o STF, Amarildo e Dona Claudia Ferreira: elos da história!


Francisco Carlos Teixeira

A Anistia, o STF, Amarildo e Dona Claudia Ferreira

A decisão dos nossos juízes anistiou previamente, por ausência de sentido de justiça e ignorância de nossa história, aqueles que matariam Amarildo e Claudia.

Segundo relatório recentemente publicado pelo Forum Brasileiro de Segurança Pública, a cada dia a polícia brasileira mata cinco pessoas. Da mesma forma, dezenas de policiais são mortos nos confrontos com o crime organizado, muitos deles – pessoas honradas – abatidos de forma desigual pelo tráfico fortemente armado. Outra organização independente, a “Human Rights Watch”, em relatório também deste ano, denunciou a sistematicidade da tortura nas prisões brasileiras, ressaltando que mesmo sob a custódia de um Estado (de Direito), a tortura é uma realidade cotidiana no Brasil. Em alguns casos recentes, como no Maranhão, as condições de tutela dos apenados chegou a causar condenações internacionais ao país. Refletir sobre números tão absurdos é uma necessidade imperiosa [1].

Por que é tão difícil ser brasileiro: economia, cultura, sociedade e política


Diego Conti*

A rede social é um dos grandes fenômenos para se identificar pensamentos coletivos e tendências da sociedade, trazendo a tona o que Manuel Castells chamou de ‘a sociedade em rede’. Outro dia acessando o Facebook li a seguinte mensagem em minha linha do tempo: “ser brasileiro não é para amador, é preciso ser herói para viver aqui”. Refletindo sobre aquele sentimento de um dos membros da minha rede, resolvi escrever este artigo, a fim de construir diferentes conexões entre as dificuldades econômicas, sociais e políticas que os brasileiros encaram todos os dias.

Comuna de Paris: outra democracia é possível?


Antoni Aguiló

Há 143 anos, começava insurreição que estabeleceu formas inéditas de autonomia popular. Quais foram e como podem inspirar movimentos contemporâneos

Acaba de completar 143 anos (em 26 de março) a proclamação da Comuna de Paris, uma das experiências de democracia popular participativa mais iluminadoras da história contemporânea do Ocidente, mas também, e ao mesmo tempo, uma das mais trágicas que já se conheceu.

Para romper a masmorra do individualismo




Katia Marko


Há uma dimensão filosófico-psicológica na construção de comunidades pós-familiares. Vidas estimulantes só são possíveis se nos descobrimos no olhar do outro

O mundo está em constante transformação. O novo força o seu nascimento. O velho resiste e tenta de todas as formas voltar ao que não será mais. Nesse cabo de guerra, alguns passos são dados para trás. Os defensores da tradição, família, propriedade e autoritarismo inventam marchas. Mas, apesar deles, a cada dia que descubro uma iniciativa de outro viver volto a acreditar que estamos no caminho da realização da nova mulher e do novo homem.

terça-feira, 25 de março de 2014

Questão Social, de caso de Polícia à Segurança Nacional


Dr. Google ameaça Médicos


Buscas sobre doenças na internet: pânico em vão

Médicos alertam que hábito é perigoso também por estimular automedicação

Beatriz Salomão

Rio - Diagnósticos e prescrições de remédios com apenas alguns cliques, sem sair de casa. Procurar informações sobre saúde com a nova ‘especialidade’ médica, o ‘Doutor Google’, é prática cada vez mais recorrente: 81% das pessoas que acessam a internet querem saber sobre remédios e doenças, segundo estudo feito em 12 países. Apesar de parecer a solução para todos os males, o gesto é um risco, alertam especialistas.

Revista vexatória a visitantes de presídios brasileiros é denunciada na ONU


Adital

A organização Conectas foi até o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para denunciar o que se chama no Brasil de 'revista vexatória’, em especial em meulhres. A prática é comum nos presídios do país e consiste em fazer com que a visitante se dispa completamente e fique em posições constrangedoras para mostrar que não leva objetos ilícitos, como armas, drogas e celulares, em suas partes íntimas.

Cinzas do Norte


Milton Hatoum

Leia um trecho Cinzas do Norte, terceiro romance de Milton Hatoum, é o relato de uma longa revolta e do esforço de compreendê-la. Na Manaus dos anos 1950 e 1960, dois meninos travam uma amizade que atravessará toda a vida. De um lado, Olavo, de apelido Lavo, o narrador, menino órfão, criado por dois tios mal-e-mal remediados, que cresce à sombra da família Mattoso; de outro, Raimundo Mattoso, ou Mundo, filho de Alícia, mãe jovem e mercurial, e do aristocrático Trajano.

No centro das ambições de Trajano está a Vila Amazônia, palacete junto a Parintins, sede de uma plantação de juta e pesadelo máximo de Mundo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Sobre a prática e a contradição; Mao por Zizek



Sonhar, realizar o sonho, sonhar mais alto: Dialética e revolução em Slavoj Zizek

I

Uma transformação social de grande envergadura pode ser considerada pejorativamente, por muitos, um sonho. Pode ser sonho ingênuo, do ponto de vista dos senhores da ordem, uma condição em que superamos um modo de vida no qual existimos como meros meios para fins que nos são alheios. No entanto, há que se levar em conta, são sonhos que não emergem isoladamente nem são eventos acidentais no fluxo constante que é a história.


O que é, pois, sonhar? O que é que são os sonhos (diurnos ou noturnos)? Por que, afinal, sonhamos e desejamos tão ansiosamente, tão entranhadamente a emancipação que nos escapa?

Cinema e o Golpe de 1964


Ao longo de cinco décadas, filmes refletiram sobre o Golpe de 64

Já nos anos 60, diretores trataram do tema, mas ainda há lacunas a serem preenchidas

Luiz Zanin Oricchio

Não existe filme que melhor represente a tragédia social brasileira representada pelo golpe de 1964 que Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), de Eduardo Coutinho (1930-2014). Em 1962, Coutinho começou a encenar a trajetória do líder camponês João Pedro Teixeira, morto por capangas de latifundiários em 1962. As filmagens avançavam, com companheiros de João Pedro fazendo seus próprios papéis e a viúva do líder, dona Elizabeth Teixeira, representando a si mesma. Com o golpe, a equipe de filmagem, o diretor e os “atores” tiveram de se refugiar, pois ficaram na mira da repressão.

Millor e os Eternos Otimistas

c

domingo, 23 de março de 2014

Petistas e Socialistas desunidos reforçam grupos tradicionais na Paraíba


João Otávio

Petistas e Socialistas, na Paraíba com origem comum, fossem fiéis às raízes seriam aliados estratégicos

Em que pesem as razões para petistas e socialistas da Paraíba, hoje em dia, se estranharem e separarem-se cada um procurando seu caminho próprio, há que se reconhecer que possuem algo em comum, em flagrante contraste com os demais grupamentos políticos da nossa terra.

sábado, 22 de março de 2014

Um Porto Profundo na Paraíba; o que esperar ?



O que os paraibanos podem esperar do complexo portuário-minerador do Litoral Sul talvez possa ser ilustrado com o relato do que acontece no estado do Espírito Santo. Veja:

Mineração predatória

sexta-feira, 21 de março de 2014

Prefeito de Santa Rita,PB, afastado pela Câmara


O exemplo de Santa Rita

Rubens Nóbrega

Se serve de consolo ao afastado prefeito Reginaldo Pereira, de Santa Rita, ele não é nem deverá ser o único governante a se dar mal por subestimar e menosprezar, além dos eleitores, o Legislativo que o povo elegeu junto. A história está cheia de parlamentos que conspiraram para derrubar ou ajudaram a mandar embora pra casa ou lugar pior quem acha que pode tudo após conquistar o direito de governar seus concidadãos.

De Júlio César a Fernando Collor, há muitos casos que deveriam ensinar a lição mais dura a quem, uma vez investido de poder, sente-se o dono do mundo; consequentemente, do tempo e da razão. Da mesma forma, há muitos prefeitos, governadores, presidentes e ditadores de variados naipes e graus mundo afora que não aprendem, não se emendam. Reginaldo Pereira é um clássico desse roteiro manjado, embora não seja o pioneiro entre nós.

Quer participar dos Advogados Ativistas? Não leia a Veja


O coletivo Advogados Ativistas, que presta assistência jurídica durante as manifestações de rua em São Paulo, foi procurado pela Veja para uma entrevista. Por considerarem que o veículo tem a má intenção de “desinformar, mentir e difamar aqueles que realizam trabalhos relevantes”, seus integrantes resolveram não colaborar com a matéria.

Como os jornalistas da revista afirmaram que a reportagem seria publicada de qualquer maneira, os Advogados Ativistas decidiram se manifestar publicamente e divulgaram, nesta sexta-feira (14), as respostas em sua página no Facebook.

Abaixo, segue a entrevista:

Futebol e Homofobia


O futebol e a sua indesejável capacidade de normalizar absurdos

Otávio Maia

De todos os numerosos sinais de atraso existentes no futebol brasileiro, um deles se mostra especialmente perverso: a capacidade de normalizar práticas e comportamentos absurdos. Só isso explica, por exemplo, que um comentarista de uma das redes de televisão mais populares do País use, sem nenhum constrangimento, apelidos homofóbicos para zombar da torcida rival.

Nova classe trabalhadora e o movimento estudantil

Formadores de Opinião

Carlos Henrique M. Menegozzo

O movimento estudantil universitário tende a manifestar as expectativas da classe média, ainda que possa ter um caráter progressista. Por isso, quando se engajam, os estudantes da nova classe trabalhadora tendem a fazê-lo em movimentos para fora dos limites das universidades

Os protestos de junho marcaram uma virada de ciclo político no país e o momento atual é de relativa ascensão das lutas populares. A juventude vem desempenhando papel importante nesse processo – um papel que os analistas têm tido dificuldade em interpretar. Exemplo disso encontra-se em pesquisas realizadas durante as manifestações em diversas capitais. Nas ruas, 52% dos manifestantes declararam ser estudantes (Ibope), enquanto em São Paulo a proporção chegou aos 70% (Datafolha). Esse dado parece paradoxal se considerado à luz da crise que muitos analistas acreditam acometer o movimento estudantil há décadas, que é interpretada como um desinteresse do estudante pela política, reforçado com a baixa adesão ao movimento por parte dos setores da classe trabalhadora que tem alcançado o ensino superior (Pochmann, 2014).

quinta-feira, 20 de março de 2014

Anarcosindicalismo na ADufpb


Samba do Crioulo Doido

Ademir Alves de Melo*

A histórica é pródiga em exemplos do papel do anarcosindicalismo no socavamento das lutas sociais organizadas. Que digam os patriotas espanhóis quantos problemas foram criados por essa corrente político-social pequeno-burguesa, hostil a todo poder, inclusive ao dos trabalhadores. Não é atoa que o lema que consagrou o anarcosindicalismo e os anarquistas em geral é “si hay gobierno soy contra!”. Geralmente, os seus ideólogos e dirigentes são extraídos dessa camada social que vive o dilema crucial do rebaixamento à condição social inferior ao tempo em que aspiram ascender à antessala das classes dominantes onde, objetivamente, são barrados no processo de mobilidade social. Tornam-se então revoltados, e procuram uma causa para justificar a sua revolta.

" Diretas Já no Poder Judiciário”


Vital e Suplicy anunciam ato por eleições diretas em Tribunais

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e senador Eduardo Suplicy (PT-SP) estão empenhados em dar agilidade as suas propostas de emenda à Constituição respectivamente (PEC 15/2012 e PEC 08/2012) que propõem eleições diretas nos tribunais. Para isso divulgam ato programado para o dia 31 deste mês, em que juízes devem protocolar em seus respectivos tribunais requerimentos solicitando mudança nos regimentos internos para ampliar a participação nas eleições internas.

PMDB: oposicionismo de ocasião e decadência


Antonio Lassance 

Oposicionismo de ocasião é sinal da decadência do PMDB

Um risco meteórico ameaça o velho Tiranossauro Rex da política brasileira: ele precisará enfrentar agora uma nova geração de eleitores. Depois de 30 anos, de volta ao oposicionismo

O PMDB encontra-se em rebelião. Desgarrou-se do governo como quem põe o bode na sala e diz: "ruim comigo, pior sem mim". Esse oposicionismo de ocasião pode até ser resolvido em algumas semanas. Provavelmente será.

Mas o breve período em que o partido se comportou como líder de uma frente de oposições é algo quase inédito e merece o registro. Isso não acontecia desde o fim da ditadura – portanto, há 30 anos.

quarta-feira, 19 de março de 2014

1964: Negacionismo


Vladimir Safatle


"Há quase 50 anos, o Brasil assistiu a um golpe militar que impôs a pior ditadura de sua história, responsável por crimes contra a humanidade, terrorismo de Estado, censura e arbítrio."

Essa frase deveria ser atualmente a descrição de fatos históricos, aceitos como evidências. Fatos que, por si só, teriam a força de provocar a indignação coletiva e o rechaço dos restos dessa época que ainda permanecem entre nós.

No entanto, para setores expressivos, tanto da população quanto daquilo que um dia foi chamado de "formadores de opinião", a frase "não é bem assim". Ela deve ser nuançada e colocada melhor em seu contexto.

1964: Desmemórias


Janio de Freitas

Minha geração e suas vizinhas, de baixo e de cima, têm dado provas agudas de falta de memória histórica. Os 50 anos do golpe de 64 solicitam de suas restantes testemunhas o que, pelo já visto a outros propósitos, tais gerações parecem não dispor no volume e na qualidade devidos, senão obrigatórios.

Mas, com pesar pela má palavra, a efeméride provoca um agravamento que assombra: às torções de memória, em uns, junta-se o não sei o quê de inúmeros historiadores, cientistas políticos, antropólogos e outros. O resultado, pelo que li e ouvi em parte de mesas redondas, é uma ininteligível balbúrdia de ficção, imprecisões e, se há acadêmicos, presunção.

1964: A ritualização da memória.


Michel Zaidan Filho:

A semana foi pródiga em comemoração. Dizia Theodoro Adorno que toda tentativa de compreender e explicar os eventos passados era uma forma de justificação. Há coisas injustificáveis e indizíveis e que, portanto, devem permanecer como estão. Tal como uma ferida que não cicatriza e que sangra a vida toda. É esta a sensação que se tem dos crimes cometidos contra a humanidade e à dignidade da pessoa humana.

Banqueiros ficam com 30% do orçamento


Refinanciamento da dívida pública federal: R$ 654.746.947.069,00 (seiscentos e cinquenta e quatro bilhões, setecentos e quarenta e seis milhões, novecentos e quarenta e sete mil e sessenta e nove reais) /


A melhor forma de saber as prioridades do Estado brasileiro – definidas por governo, parlamento e judiciário – é analisar para onde vai o dinheiro do Orçamento. A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira o orçamento fiscal para 2014, que foi aprovado no Congresso Nacional.

Ministério Público e Política


MP-SP: Eleição sem trégua

A candidatura do ex-procurador-geral Luiz Antônio Marrey esquenta a disputa pelo comando da instituição paulista

Fabio Serapião

No próximo dia 5 de abril, os 2.024 promotores e procuradores do Ministério Público de São Paulo vão às urnas para escolher o novo Procurador-geral de Justiça. O vencedor comandará até 2016 a instituição com orçamento anual de 1,7 bilhão e terá a prerrogativa exclusiva de investigar o governador e deputados em casos relacionados à improbidade administrativa.

Machado de Assis nunca esteve tão na moda


Embora seja difícil de rotular, é possível perceber algumas tendências que estão em voga na literatura brasileira

Marina Rossi

Para se diferenciar da literatura europeia, os romances brasileiros, que começaram a surgir na primeira metade do século 19, eram escritos com grandes doses de regionalismo, nacionalismo, exaltação da terra e das características naturais de um país que tinha acabado de declarar a sua independência. Embora esse regionalismo venha permeando a literatura brasileira através dos séculos, hoje é difícil apostar em uma característica específica que marque os romances produzidos por aqui.

terça-feira, 18 de março de 2014

Marco Civil da Internet


Pastoral Carcerária: Políticas para Presas Grávidas


Projeto assegura políticas prisionais para presas grávidas

Natália Fonteles

O Projeto Mães do Cárcere, desenvolvido pela Pastoral Carcerária e apoiado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, pretende assegurar políticas prisionais e estratégias para garantir a gestação, o exercício da maternidade e convívio familiar durante o período da custódia penal das mulheres. O Projeto está em fase experimental em São Paulo e já foi apresentado como Projeto de Lei ao Congresso Nacional, onde espera aprovação para que a implantação da Política Institucional de atendimento às presas vigore em nível nacional.

Sobre crianças e mentes colonizadas


Lais Fontenelle Pereira

Ao formar consumidores precoces, publicidade infantil inibe outras maneiras de socialização e sugere: relações humanas precisam ser validadas por mercadorias…

No dia 15 de março comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. Nessa mesma data, em 1962, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao congresso norte-americano chamando atenção da sociedade para garantias básicas, até então pouco conhecidas e negligenciadas como o direito de proteção contra propagandas e embalagens fraudulentas, o direito de escolha e informação frente aos produtos e o direito de ser ouvido.

Nebraska, a estupidez da América profunda



José Geraldo Couto

Candidato ao Oscar, melhor filme de Alexander Payne satiriza país paralisado na economia e mentalidades, mas também reflete sobre velhice, solidão e passagem do tempo

Se as relações familiares esgarçadas e os personagens meio perdidos são o tema preferido do diretor e roteirista Alexander Payne (Ruth em questão, As confissões de Schmidt, Sideways), e se o road movie é seu gênero por excelência, em Nebraska ele está em seu elemento. É, provavelmente, seu melhor filme.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Luiz Couto e Walber Virgulino em audiência da Operação Squadre


A Operação Squadre foi deflagrada, inicialmente, com o objetivo de identificar e desarticular grupos milicianos acusados de praticar crimes de tráfico e comércio ilegal de armas e munições. Mas, a partir das interceptações telefônicas, foram descobertos novos crimes como segurança privada armada clandestina, extorsão, corrupção, lavagem de dinheiro e extermínio de pessoas.

Luiz Couto e Walber Virgulino serão ouvidos em audiência da Operação Squadre nesta 2ª

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) e o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Valber Virgulino, serão ouvidos na manhã desta segunda-feira (17), no Fórum Criminal da comarca de João Pessoa, na condição de testemunhas, em audiência de instrução do processo relativo ao Grupo 3, da investigação da Operação Squadre. A audiência, que será conduzida pelo juiz Geraldo Emílio Porto, está prevista para ter início às 9:30 h.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...